Menu

Criança

Atualizado em 22 de agosto de 2013, às 8:45 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vacina BCG: reações, o que é

A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças. Conheça as reações da vacina BCG e o que é.

A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças infecciosas que podem ser fatais, como a tuberculose, que se trata de uma patologia respiratória e que quando não devidamente tratada, pode levar á morte. Saiba mais sobre a vacina BCG: reações e o que é.

650581 Os pais devem ficar atentos às possíveis manifestações da vacina BCG. Foto divulgação Vacina BCG: reações, o que éOs pais devem ficar atentos às possíveis manifestações da vacina BCG. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a vacina BCG

A vacina BCG é realizada contra a tuberculose e é administrada por via intradérmica. Ou seja, ela é aplicada com uma agulha bem fina na própria região da pele, ocasionando um leve ardor na hora da imunização. A reação da vacina BCG começa a dar início após a algumas semanas e consiste na inflamação no local da administração, com eventual saída de uma secreção amarelada. De modo geral, seu aspecto fica semelhante com uma espinha grande e inflamada.

A evolução da cicatriz da vacina

Logo após a administração da vacina BCG, inicia-se um processo inflamatório no local. É importante mencionar que a ferida é esperada e necessária, uma vez que ela é que dará a imunidade à criança.

A ferida no braço da criança pode perdurar por alguns dias ou até mesmo, algumas semanas. No entanto, não há dor no local da administração. Em geral, surge uma pequena lesão de pus, com alguns milímetros de diâmetro, podendo chegar até 1 centímetro. Em casos mais raros, as crianças podem apresentar uma reação mais intensa, com uma ferida com secreção purulenta bem maior do que o habitual, associada a gânglios (ínguas) na região das axilas. Diante desse quadro mais grave, é importante que os pais busquem a orientação de um especialista para iniciar o tratamento com antibióticos.

650581 A vacina BCG é a melhor forma de prevenção contra a tuberculose. Foto divulgação Vacina BCG: reações, o que éA vacina BCG é a melhor forma de prevenção contra a tuberculose. (Foto: divulgação)

Outros problemas associados

A vacinação com BCG é relativamente inofensiva e não costuma estar relacionada a efeitos colaterais. No entanto, em alguns casos, pode haver uma infecção secundária no local da aplicação da vacina. Por isso, os pais devem ficar atentos às manifestações e a evolução da ferida, de modo a evitar qualquer consequência futura. Por outro lado, existe uma situação ainda mais alarmante, porém rara em relação à BCG. Essa está relacionada à deficiência da imunidade celular que alguns bebês podem apresentar. Devido a isso, os pequenos podem apresentar uma grave infecção pelo bacilo da vacina, necessitando de tratamento imediato.

650581 Saiba mais sobre as reações da vacina BCG. Foto divulgação Vacina BCG: reações, o que éSaiba mais sobre as reações da vacina BCG. (Foto: divulgação)

A vacina BCG é essencial para o bebê e faz parte do calendário vacinal infantil. Após conhecer mais sobre as reações que ela pode causar e aprender a reconhecer os sinais de infecção secundária e gravidade é importante não deixar os pequenos sem proteção e diante de qualquer dúvida, buscar a orientação de um especialista.