Drenagem linfática caseira, dicas

A drenagem linfática tem um princípio conhecido: empurrar a linfa, que é um líquido viscoso, que carrega resíduos metabólicos e toxinas em direção aos…

Por Élida Santos em 11/12/2012

A drenagem linfática tem um princípio conhecido: empurrar a linfa, que é um líquido viscoso, que carrega resíduos metabólicos e toxinas em direção aos gânglios, cuja função é purificá-la e mandar embora a parte que não interessa. Esse resíduo em excesso é responsável pelo inchaço e pela celulite. É comum fazer o procedimento em clinicas de estéticas, mas para quem quer eliminar as toxinas sem gastos, o ideal é fazê-la em casa.

Leia mais sobre: Drenagem Linfática em Casa

Faça drenagem linfática em casa (Foto: Divulgação)

Drenagem linfática caseira: desentupidor de pia

O desentupidor de pia é uma ferramenta que ajuda a retirar a sujeita e liberar o ralo e parte do cano. Mas, essa ferramenta caseira pode te ajudar com a drenagem linfática caseira. Entre o seio e o umbigo, pressione um desentupidor de pia pelo menos cinco vezes. Faça o mesmo procedimento na parte da pena que fica na direção da virilha. E para finalizar, envolva os dedos na cocha da perna e pressione os polegares em direção aos pés, como se estivesse empurrando algo.

Bolinha de tênis e drenagem linfática caseira

Outro procedimento para  ajudar na drenagem linfática caseira é o que usa bolinhas de tênis ou limões pequenos. O primeiro passo é pisar em uma bolinha ou limão de modo que ele fique bem no meio do pé. Para bombear o sangue, pressione a bolinha contra o chão e faça movimentos circulares durante uns cinco minutos. Repita com o outro pé. Depois, faça o movimento mencionado, acima, nas pernas.

Saiba mais sobre: Movimentos de Drenagem Linfática

Faça drenagem linfática com técnicas simples (Foto: Divulgação)

Drenagem linfática caseira: abrindo os gânglios

Para saber se seus gânglios estão retendo líquidos o ideal é fazer movimentos circulares na região da virilha com a ponta dos dedos. Caso sinta pequenas bolinhas que doem levemente ao serem tocadas a resposta é positiva. Nesse caso, massageie-as levemente. Fazendo isso você sentirá que elas diminuirão.

Ajude a drenagem linfática a fazer efeito

A drenagem linfática é uma arma poderosa no combate a celulite. Mesmo assim, é necessário fazer a sua parte e abandonar os hábitos que originam esse problema. A má alimentação, estresse e falta de atividade física contribuem para o processo de retenção de líquidos, grande causador da celulite, pois provocam a má oxigenação dos tecidos e de todos os vasos, incluindo os linfáticos. E quando há problemas de circulação da linfa, surge a celulite. Então, mesmo que faça uma drenagem linfática é preciso manter uma boa alimentação para manter a pele bonita.

Top