Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Tinta térmica: como funciona, vantagens

Tinta térmica: como funciona, vantagens

Por Andre

As ações de sustentabilidade também estão chegando ao setor da construção civil, em uma tentativa de contribuir para que os recursos naturais, tão ameaçados atualmente, se mantenham disponíveis para as gerações futuras. Neste contexto, é cada vez mais comum ouvirmos falar em prédios sustentáveis, residências verdes e daí por diante.

Depois de aplicada no telhado, ela atua como um isolante térmico (Foto: Divulgação)

Inovações nas construções modernas e sustentáveis

Este tipo de construção traz uma série de inovações, que contribuem de uma forma ou de outra na economia de água e de energia elétrica, entre outras áreas, que além de ajudarem a preservar o meio ambiente, podem se tornar uma ótima maneira de evitar os altos custos de manutenção que pesam nos bolsos dos moradores.

Uma das novidades mais recentes relativas aos prédios sustentáveis é a tinta térmica para telhado, um tipo de tinta diferenciado, que surgiu nos Estados Unidos, por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Nasa, que reflete os raios solares, evitando que o calor se espalhe pelo ambiente interno das construções. A novidade vem sendo adotada para evitar a formação das ilhas de calor, muito comum nas grandes cidades.

A tinta térmica repele o calor do sol (Foto: Divulgação)

Como funciona

A tinta térmica possui milhares de microesferas em sua composição. Tais elementos, muito parecidos com flocos de neves, são na verdade bolinhas de vidro ocas e cheias de ar, o que impede a passagem de calor. Além delas, a tinta ainda é misturada a resina, minerais e pigmentos, e a combinação faz com que o produto atue como um isolante térmico.

A tecnologia foi desenvolvida pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa), que utiliza a tinta especial nas aeronaves que realizam as viagens ao espaço, como uma forma de evitar o aquecimento no interior delas, mantendo temperaturas agradáveis para os tripulantes.

Ela pode ser aplicada em qualquer tipo de material, como madeira, alumínio, aço, etc (Foto: Divulgação)

Vantagens

Devido ao seu poder de reflexão dos raios solares, que gira em torno de 99%, de acordo com os fabricantes, a tinta térmica aplicada no telhado evita que o calor se espalhe pelo ambiente, se tornando uma ótima fonte de economia, principalmente para quem usa o ar condicionado com grande frequência e precisa sempre manter a temperatura mais baixa. Segundo estimativas, a economia pode chegar a 30% na conta de luz.

Além da economia, ela adere em qualquer tipo de material, como alumínio, plástico, madeira e aço, ampliando as suas possibilidades de uso e aplicação, para prédios comerciais e residenciais, em vários tipos de telhas, atuando como revestimento térmico para telhas.

A tinta térmica é de fácil aplicação (Foto: Divulgação)

Aplicação da tinta térmica

No Brasil, inúmeras empresas já desenvolveram e comercializam a tinta . O valor cobrado para a aplicação da tinta térmica vai depender do profissional e do valor da tinta encontrada no mercado, uma vez que, hoje em dia, o mesmo disponibiliza um leque de opções em marcas. A pesquisa ainda é a melhor opção para quem deseja aplicar a tinta térmica, pois os preços podem variar de loja para loja, como também o preço do profissional que vai aplicar o produto, isso se você não se animar a aplicar.

Recomendado para você
Bem Estar

Unha inflamada: o que fazer, como tratar

Bem Estar

Moda country feminina 2018

Bem Estar

Decoração para festa infantil 2018: ideias, tendências

Bem Estar

Tendências de blusas femininas para o verão 2018

Comentários
  1. Guilherme Bona disse:

    sobre a matéria “Tinta térmica: como funciona, vantagens”, veiculada em qual o contato da empresa que está desenvolvendo

  2. MTJac disse:

    Olá Guilherme, no Brasil, uma pequena empresa de São Paulo já está desenvolvendo e comercializando o produto especial. Para cada metro quadrado pintado é cobrado entre R$ 25 e R$ 28.

    Att,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *