Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Usar preto no casamento: sim ou não?

Usar preto no casamento: sim ou não?

Usar preto no casamento: sim ou não? Essa sempre é uma dúvida que surge entre os convidados. No caso das mulheres, o vestido preto, por exemplo, é um dos coringas do guarda-roupa feminino e está sempre pronto para servir em qualquer ocasião, mas será que o tom combina com looks para eventos como casamentos? Pois saiba que não é abrir mão do pretinho básico para a cerimônia e nem para festa, mas é preciso ficara tento a alguns detalhes. Confira como combinar o tom nos trajes para a ocasião.

O preto, na simbologia do casamento, está relacionado ao luto; portanto, não combina com a ocasião (Foto: Divulgação)

Usar preto no casamento: sim ou não?

Para começar, vamos pensar sobre a simbologia do casamento, que remonta a tempos muito antigos e está relacionada ao cristianismo. A cerimônia de casamento, em linhas gerais, é um ritual simbólico, em que o pai entrega a filha para a sociedade (representada pelo noivo). É por isso que as noivas entram com seus pais. Tradicionalmente, o vestido branco representa a pureza da mulher. O preto, por outro lado, representa o luto e deveria ser usado, dentro desta simbologia, pela mãe da noiva (e no terno do seu pai). A mãe está de luto, pois está “perdendo” sua filha. Existem, é claro, outros símbolos no casamento, mas estes são os básicos para explicar sobre a cor do vestido.

Outras cores escuras podem substituir o preto (Foto: Divulgação)

Muitas vezes, estamos tão acostumados com certas coisas, simplesmente como elas são, que não paramos para nos perguntar o motivo de elas serem assim. As tradições atravessam dezenas, centenas de anos e vão se modificando, aos poucos, adaptadas a outras realidades. Pode-se dizer que algumas etiquetas têm sua origem nestas entrelinhas tradicionais. É por isso que usar vestido preto em casamento é considerado deselegante e também falta de respeito com os noivos. Porém, a etiqueta não precisa ser seguida por todas as mulheres.

Quem pode usar preto em casamento?

Não é adequado, exceto se a noiva exigir (Foto: Divulgação)

Sem sombra de dúvidas, as convidadas podem usar preto. A cor não é adequada, entretanto, para as madrinhas. Da mesma forma, jamais se deve usar branco ou cor parecida, ao dividir o cenário com uma noiva, pois ela deve ser o centro das atenções e não as madrinhas. O branco, na realidade, não é indicado nem para as convidadas. Hoje, porém, já se ouve por aí que as madrinhas também podem usar vestido preto, mas é bom lembrar que a grande maioria das pessoas que se casa ainda gosta de seguir as tradições. Não é nada educado agir como revolucionária da moda, em um casamento. Quem prefere cores escuras deve optar por outros tons, mas não o preto, exceto se a noiva quiser que todas as madrinhas se vistam assim.

Se você for apenas um convidado, não se preocupe! Não é preciso abrir mão do vestido preto no casamento, no entanto, evite os exageros. Tome cuidado para não abusar dos decotes e dos vestidos curtos ou brilhos, em excesso, já que os noivos é quem devem chamar a atenção, pois é o dia deles. Lembre-se que o casamento é uma cerimônia formal e, portanto, não é uma festa ou balada. Portanto: convidados: Usar preto no casamento: sim ou não?  Sim, é claro, mas fique atento a estes detalhes!

Vestido preto é peça-chave

Usar preto no casamento: sim ou não? (Imagem: Divulgação)

O vestido preto é uma das principais escolhas das mulheres para diferentes eventos, mas quando trata-se de casamento, muitas delas abrem mão do tom por ficar na dúvida se a cor é adequada para casamentos. Portanto, Usar preto no casamento: sim ou não? Na verdade, sim! É possível optar pelo pretinho que afina o corpo e ainda deixa elegante, mas depende da sua relação com os noivos. Se for apenas convidada, não há problemas. Entretanto, se for madrinha, a cor realmente não cai bem. Fica deselegante para a ocasião.

Tradicionalmente, o vestido preto não é adequado para aqueles que vão dividir o altar com os noivos, em uma igreja, por exemplo. O tom não combina com o momento, já que pode denotar um gesto de luto ou de reprovação à união do casal. O ideal é que as madrinhas combinem as cores dos vestidos para evitar repetições e que as mães dos noivos deem preferência para as cores mais claras.

Da mesma forma, as cores branca, nude, off-wite, champagne não devem ser usadas, nem mesmo por convidados em um casamento. Esses tons se aproxima da cor do vestido usado pela noiva, que deve ser a única a receber as atenções para o dia.

Preto com cores e acessórios

Optar pelo tom escuro no casamento pode resultar em um visual básico e pesado. Por isso, outra dica é usar o vestido preto com uma peça colorida, o que pode deixar o look mais leve. Por exemplo, que tal um cinto dourado ou prata? Da mesma forma, vale a pena ainda combinar o pretinho básico cm acessórios, como brincos e colares de outras cores. Brilho também cai bem, mas sem exageros.

Vestido preto para casamento. Detalhes!

Existem muitas cores lindas… escolha uma cor dependendo do tipo de festa e estilo pessoal. (Imagem: Divulgação)

Usar preto no casamento: sim ou não? O tom ainda pode ser uma opção para o caso de vestidos do tipo longuetes. Apesar de ser um estilo deixado de lado pelas mulheres em casamentos, apostar neste tipo de formato pode render um visual mais chique. Os modelos de vestido preto do tipo longo e com calda sereia também podem ganhar mais destaque e deixar o tom mais estiloso.

Portanto, Usar preto no casamento: sim ou não? Madrinha e mãe de noivos, não. Convidados, sim. No entanto, siga as dicas para não errar e nem chamar atenção na cerimônia. Caso contrário, pode virar assunto entre os convidados.

Veja outro assunto que causa dúvida: Vestidos curtos para madrinhas de casamento: fotos

Confira sugestões de penteados: Penteados para madrinhas: cabelos longos

Recomendado para você
Bem Estar

Tratamento caseiro para gota

Beleza

Modelos de tranças fáceis: passo a passo

Bem Estar

Top cropped: como fazer

Bem Estar

Como Usar Legging de Couro

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *