Menu

Saúde

Atualizado em 5 de novembro de 2010, às 19:04 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamento Gratuito para TOC

Tratamento Gratuito para TOC Tratamento Gratuito para TOC

O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) se caracteriza por um transtorno psicológico que acomete obsessões e compulsões inúteis e desagradáveis. Milhares de pessoas sofrem com esse problema em todo o mundo. Parece que se não fizer aquilo várias vezes, outra coisa vai ou não acontecer.

São pensamentos e atitudes absurdas que acabam atrapalhando o cotidiano de quem sofre com o transtorno e de quem convive com essa pessoa. Muitos famosos sofrem com a doença, como o ator Nicholas Cage, presente em inúmeros filmes americanos de sucesso. A notícia boa é que esse transtorno tem cura e em alguns lugares pelo país o tratamento é totalmente gratuito.

O que muitos se perguntam é: “como tratar o transtorno obsessivo compulsivo?”. É uma pergunta muito interessante, pois parece algo incurável. É um tratamento intenso com psicólogos e psiquiatras, além de um acompanhamento com familiares e pessoas próximas. O apoio dos entes queridos é indispensável em momentos como esse. O TOC pode se tornar algo insuportável e quase incurável se for diagnosticado muito tarde. Os pais precisam ficar atentos se por exemplo o filho demorar muito tempo para lavar as mãos, ou então se enxugar com mais de uma toalha por parecer que ainda está sujo.

O tratamento gratuito para TOC é oferecido em alguns hospitais pelo país. Um dos primeiros locais a oferecer foi a Santa Casa do Rio de Janeiro. O Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia da cidade oferece o tratamento para crianças de diferentes idades, pois é nessa fase que o tratamento é mais eficaz e a doença pode ser curada. As vagas para o tratamento são renovadas com o passar dos meses.

O tratamento para TOC pelo SUS está presente em todo o país. É um tratamento oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Pode ser um pouco demorado para conseguir uma vaga, mas o tratamento pode ter muitos pontos positivos, chegando inclusive à cura do paciente.

Além dos profissionais e da família, a vontade de sair do transtorno é o que mais conta no tratamento. Procure a Santa Casa de sua cidade e saiba mais sobre o assunto. Se não houver disponibilidade do tratamento nessa unidade, pode haver em uma cidade mais próxima ou mesmo na capital do estado, onde há a maior probalidade de tratamento e vagas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.