Editorial MDT 16/07/2013 Bem Estar

Quando o assunto são rugas, toda mulher já se arrepia; afinal, ninguém quer ficar com o rosto cheio de dobrinhas, que são responsáveis por denunciar anos de maus cuidados com a pele. Logo, os cuidados diários não podem deixar a rotina e isso também inclui alimentação, além de outros hábitos saudáveis. O colágeno é uma das primeiras palavras que nos vêm à mente, quando pensamos em prevenir o aparecimento de rugas, pois esta substância é responsável por sustentar os tecidos. Já que estamos falando de hábitos saudáveis e alimentação, que tal conhecer quais são os alimentos que contêm colágeno, para aliá-los em sua dieta?

O colágeno é responsável por manter a pele firme e brilhante. (Foto: Divulgação)

Colágeno e sua importância para uma pele bonita

Infelizmente, após os 30 anos (de acordo com estudos científicos), a perda de colágeno se acentua, chegando a 1%, ao ano. Com isso, a pele começa a mostrar os primeiros sinais da idade e logo os vinquinhos das rugas passam a ser permanentes. A prevenção do envelhecimento precoce deve ser iniciada muito cedo, com o uso diário de filtro solar. Outra medida que pode ajudar muito é o uso de cremes de hidratação profunda, à noite. Quem tiver mais dinheiro para investir na pele pode apostar em tratamentos que estimulam a produção de colágeno. Aliás, técnicas cada vez mais modernas chegam praticamente todos os meses, ao mercado.Os peelings e lasers são bons exemplos de técnicas muito úteis para estimular a produção de colágeno. Agora, se você também busca soluções naturais, pode investir nos alimentos que contêm colágeno.

As carnes são fontes de colágeno. (Foto: Divulgação)

Alimentos que contêm colágeno

Você já ouviu a afirmação de que o que você come é parte do que você é? Pois bem; a alimentação pode garantir uma pele mais jovem, um cabelo mais brilhoso e até mesmo uma aparência mais esbelta. As proteínas magras são responsáveis pela estimulação da produção de colágeno. Porém, para sintetizar essa substância em nosso organismo, é necessário também consumir alimentos que contenham vitaminas C, E, cobre, selênio, zinco e silício. Essas vitaminas funcionam como veículos catalizadores do colágeno.

A gelatina também é outro alimento rico em colágeno. (Foto: Divulgação)

Alguns alimentos são ricos em colágeno como, por exemplo, os de origem animal (caso das carnes magras e a gelatina). Estes alimentos devem ser consumidos em conjunto com os alimentos que contêm as vitaminas que citamos, acima.  Apesar de ter uma dieta rica em colágeno, é importante salientar que apenas 1% de tudo o que for consumido será absorvido por sua pele. Por isso, também é importante consumirmos suplementos ricos em colágeno. Você pode investir em colágeno hidrolisado. Este produto contém uma concentração maior da substância e é quase totalmente absorvido pelo organismo. O colágeno emagrece e também melhora o aspecto das celulites.

Outros artigos

Bicicletas Infantil Extra

25/02/2011

Bicicletas Infantil Extra

Como todas as crianças adoram se divertir e você está em busca de um presente que possa garantir a diversão de seu filho saiba que o ideal seria apostar em uma b...

Onde Comprar Nintendo DS

30/05/2011

Onde Comprar Nintendo DS

Quem é viciado nos jogos de vídeo game, quer sempre um vídeo game muito bom. Lembrando que é um entretenimento para todas as idades. Deste modo temos o Nintendo ...