Menu

Economia

Atualizado em 16 de janeiro de 2013, às 8:03 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Tipos de cartão de crédito

Saiba quais são os tipos de cartões disponibilizados atualmente e escolha aquele que melhor se adeque às suas exigências.

Na hora de solicitar um cartão de crédito, muitos consumidores ficam na dúvida sobre qual o melhor cartão para atender às suas necessidades, já que são vários os tipos de cartão. Basicamente, as diferenças entre eles estão nas tarifas, local de aceitação (somente no Brasil ou também no exterior), benefícios e limites.

566774 tipos de cartao de credito Tipos de cartão de créditoConheça os vários tipos de cartão de crédito oferecidos atualmente (Foto: Divulgação)

Além disso, os pré-requisitos para solicitar cartões também são variáveis, já que para algumas opções, não é exigido nem mesmo uma renda mínima, enquanto para outras, os interessados devem ganhar salários compatíveis com as exigências da administradora.

Conheça: Cartão Empresarial Mastercard

Para fazer uma escolha mais adequada às suas necessidades, conheça os principais tipos de cartão de crédito disponíveis no mercado.

Vai viajar? Dicas para usar o cartão de crédito no exterior

Cartões institucionais

566774 tipos de cartao de credito 1 Tipos de cartão de créditoCartões institucionais são aqueles oferecidos pelo banco em que você possui conta (Foto: Divulgação)

Incluem os cartões de crédito emitidos pelo banco em que você é correntista, com o limite variando conforme a movimentação da conta e a sua renda. Os cartões múltiplos (débito e crédito) fazem parte dessa categoria.

Cartões nacionais

566774 tipos de cartao de credito 2 Tipos de cartão de créditoOs cartões nacionais são válidos somente no Brasil (Foto: Divulgação)

São os cartões para uso exclusivo no Brasil. Possuem limites de crédito e anuidades menores, além de pré-requisitos mais simples, disponibilizando alguns benefícios aos portadores.

Cartões internacionais

566774 tipos de cartao de credito 3 Tipos de cartão de créditoOs cartões internacionais são aceitos no Brasil e em outros países (Foto: Divulgação)

Nessa categoria estão os cartões aceitos no Brasil e no exterior. Possuem diversos benefícios e limites maiores, assim como taxas mais caras. As exigências também costumam ser maiores.

Cartão de afinidade

566774 tipos de cartao de credito 4 Tipos de cartão de créditoOs cartões de afinidade geram rendas para as entidades parceiras (Foto: Divulgação)

Incluem os cartões disponibilizados pela administradora em parceria com organizações não lucrativas. Através deles, o cliente colabora com essas entidades, com uma parte do pagamento da fatura sendo revertida a elas.

Cartão co-branded

566774 tipos de cartao de credito 5 Tipos de cartão de créditoOs cartões co-branded são aqueles oferecidos por lojas, grandes varejistas e outros tipos de empresas (Foto: Divulgação)

Também conhecidos como cartões de fidelização, eles trazem o logotipo da empresa associada e oferecem vantagens exclusivas, como milhas aéreas, descontos em compras, formas de pagamento diferenciadas, etc.

Cartão corporativo

566774 tipos de cartao de credito 6 Tipos de cartão de créditoCartão corporativo do governo federal (Foto: Divulgação)

Inclui os cartões adquiridos por empresas e repassados aos funcionários, que podem utilizá-los em gastos relativos ao trabalho, como em almoços e viagens, por exemplo. Facilitam a prestação de contas e evitam o reembolso.

Cartão de crédito pré-pago

566774 tipos de cartao de credito 7 Tipos de cartão de créditoNos cartões pré-pagos, o portador é quem define os limites (Foto: Divulgação)

Esse cartão permite que o portador defina o seu próprio limite, mediante determinadas quantias creditadas a critério do cliente. A grande vantagem está no planejamento dos gastos, além de serem muito úteis em viagens internacionais.

Cartões Gold

566774 tipos de cartao de credito 8 Tipos de cartão de créditoOferecidos a quem possui rendas maiores, os cartões Gold trazem uma série de vantagens (Foto: Divulgação)

Conhecidos como Gold, Premium ou Platinum, dependendo da administradora, eles são aceitos no exterior e trazem uma série de vantagens (atendimento diferenciado, descontos, etc). São oferecidos apenas a quem possui grandes movimentações financeiras.