Dicas para usar o cartão de crédito no exterior

A estabilidade econômica alcançada pelo Brasil nos últimos tempos, assim como o crescimento da renda em todo o país, têm permitido que milhares de…

A estabilidade econômica alcançada pelo Brasil nos últimos tempos, assim como o crescimento da renda em todo o país, têm permitido que milhares de brasileiros viajem ao exterior, situação que anteriormente era restrita a poucas pessoas.

Ao viajar para o exterior, é preciso ter alguns cuidados com os gastos no cartão de crédito (Foto: Divulgação)

Na hora de comprar as passagens e de pagar as compras efetuadas no exterior, boa parte dos turistas prefere utilizar o cartão de crédito, devido à sua comodidade, segurança e grande aceitação, já que milhões de estabelecimentos em todo o mundo oferecem ao cliente a possibilidade de pagar com o cartão.

Porém, é preciso ter bom senso nos gastos com o cartão no exterior, evitando fazer loucuras, além de ficar atento a uma série de detalhes, para não ter uma baita surpresa ao voltar para casa e receber a fatura do cartão de crédito, que pode chegar com valores exorbitantes.

Cartão de crédito internacional

Para usar o cartão no exterior, é preciso que você tenha um cartão de crédito internacional (Foto: Divulgação)

Para usar o cartão de crédito no exterior, antes de mais nada é preciso saber se o seu cartão está habilitado para tal função. Basta dar uma olhada nele e conferir se ele é um cartão de crédito internacional ou apenas nacional. De qualquer forma, é bom ligar para o banco e perguntar.

Aproveite a ligação também para avisar ao banco ou à administradora do cartão que você vai utilizá-lo em outros países, pois em alguns casos, as transações internacionais podem demorar um pouco mais para serem liberadas, com o intuito de evitar fraudes.

Fique atento também à data de validade do cartão. Se ele estiver por vencer é necessário esperar o envio do novo cartão.

Leia Também:  Cuidados ao preencher um cheque

Saiba mais: Cartão internacional Itaú – como solicitar, fatura, extrato

Tarifa de IOF e conversão dos valores em reais

Para cada transação feita no exterior com o cartão de crédito, é acrescida uma tarifa de IOF de 6,38% (Foto: Divulgação)

Outro motivo para ficar atento aos gastos com o cartão de crédito no exterior é a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em cada compra. Atualmente, a alíquota é de 6,38%, percentual acrescido todas as vezes que você paga alguma compra usando o cartão no exterior, tornando a conta mais cara.

Além disso, é importante lembrar que o valor dos gastos no exterior será convertido em reais conforme o câmbio da data de fechamento da fatura. Dependendo da oscilação da moeda, as despesas podem ficar mais caras ou até mesmo um pouco mais baratas do que o esperado.

Utilize o cartão pré-pago no exterior

O cartão de crédito internacional pré-pago é uma ótima alternativa para usar no exterior (Foto: Divulgação)

Uma ótima alternativa para quem vai viajar ao exterior é usar um cartão de crédito pré-pago, sobre o qual não é cobrado o IOF para as transações no exterior. Além disso, você pode programar o quanto vai gastar, evitando comprar de maneira exagerada e pode fazer a recarga se precisar de mais dinheiro.

Leia também: Vantagens de ter um cartão pré-pago

Top