Menu

Saúde

Atualizado em 9 de novembro de 2012, às 9:01 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Queda na gravidez: perigos

A gestação é um período que necessita de muitos cuidados. Saiba quais são os perigos da queda na gravidez.

A gestação é uma época que necessita de cuidados especiais, não só com a mãe, mas com o bebê. São diversas as dúvidas e medos enfrentados pelas futuras mamães. Entre eles, podemos citar as quedas. Algumas gestantes são muito distraídas e acabam sofrendo tombos durante esse período tão importante. Porém, é possível evita-los; basta ter a atenção adequada. Conheça algumas informações sobre os perigos da queda na gravidez.

Conheça algumas curiosidades sobre a gravidez.

538729 A gestação é um período que necessita de cuidados. Foto divulgação Queda na gravidez: perigos A gestação é um período que necessita de cuidados. (Foto: divulgação)

 Sabendo mais sobre as quedas na gravidez

Apesar de ser algo muito preocupante, a queda durante a gestação é muito comum. Diferente do que muitas pessoas pensam, os tombos durante a gravidez não acontecem apenas com as gestantes mais distraídas. Segundo especialistas, a gestante tem uma chance maior de cair quando comparado às mulheres não gestantes, por apresentar o centro do equilíbrio deslocado. Ou seja, com a evolução da gestação, o centro de gravidade do corpo muda para frente devido, principalmente, ao aumento da barriga.

Problemas relacionados às quedas durante a gravidez

Uma gestante, quando tropeça, desloca o equilíbrio e colabora com a queda. Apesar de ser um episódio preocupante, especialistas afirmam que a queda na gestação não é algo grave. Eles afirmam que para que aconteça a perda do bebê, é necessário que a gestante já apresente uma complicação prévia. Assim, com o impacto de cair no chão, pode deslocar a placenta fazendo com que ela se solte do útero. Como resultado, a gestante pode apresentar sangramento e, até mesmo, manifestar um aborto. No entanto, na maioria das vezes, o máximo que pode acontecer durante a queda, é o bebê sentir um balanço mais forte, sem danos futuros. Isso acontece porque o bebê está envolto por uma membrana que contém líquido e que dá proteção a ele, diante de pequenos traumas.

538729 A realização do pré natal é essencial durante a gravidez. Foto divulgação Queda na gravidez: perigos A realização do pré-natal é essencial durante a gravidez. (Foto: divulgação)

Saiba o que fazer se a gestante sofrer uma queda

A primeira atitude a se tomar diante de uma gestante que sofreu queda é ajuda-la a levantar. Para que nenhum dano aconteça, é essencial que ela receba o auxílio de outra pessoa para recuperar a posição ortostática. Depois disso, é essencial que a gestante entre em contato com o seu obstetra e o informe sobre o acontecimento. A depender do caso e se ele achar necessário, o especialista poderá solicitar que a grávida seja encaminhada ao pronto-socorro para que tanto a mãe, quanto o bebê sejam avaliados.

538729 A queda durante a gestação é um problema que necessita de atenção. Foto divulgação Queda na gravidez: perigos A queda durante a gestação é um problema que necessita de atenção. (Foto: divulgação)

A queda na gravidez pode ser muito perigosa para a gestante, principalmente, se ela apresentar uma doença prévia. Por isso, é muito importante que a gestante realize o pré-natal e acompanhe a evolução da gestação e tenha cuidado durante o seu caminhar. Tudo isso para evitar consequências futuras.

Conheça os fatores que podem impedir a gravidez.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.