Como limpar porcelanato

Como limpar porcelanato

É muito comum a opção pelo porcelanato, no acabamento do chão e das paredes da casa. O produto, que existe em diferentes versões, tem…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

É muito comum a opção pelo porcelanato, no acabamento do chão e das paredes da casa. O produto, que existe em diferentes versões, tem beleza especial, além da durabilidade. Porém, devido à matéria prima para sua fabricação, o porcelanato deve ser visto como um tipo de pedra cerâmica, que merece maiores cuidados, durante a limpeza. Dependendo de seu polimento, determinados produtos podem danificá-lo, manchando-o ou interferindo na sua aparência, por meio da abrasão. Veja como limpar porcelanato, corretamente.

Porcelanatos têm sido muito usados, pois deixam os ambientes bem mais charmosos (Foto: Divulgação)

Porcelanato polido

Mais conhecido como porcelanato polido, este tipo de placa é aquele que contém mais brilho. Sua superfície apresenta quase nenhuma porosidade, mas, devido ao brilho intenso, manchas podem ser difíceis de serem removidas. Caso seja usado algum material abrasivo, certamente o porcelanato será prejudicado. É preciso cautela e paciência para limpá-lo. Por outro lado, materiais simples dão conta da tarefa. Sabão ou detergente neutro + água são suficientes, na maioria das vezes. Para limpar porcelanato polido, faça o seguinte:

Porcelanato polido pode ser limpo com sabão neutro e água (Foto:Divulgação)

Diariamente: varra o piso, com uma vassoura de pelos, retirando toda a poeira. Em seguida, dilua detergente neutro em água e passe em todo o chão, com pano e rodo. Depois, basta usar um pano e seco e enxugar o chão.

Semanalmente ou em casos de manchas: use saponáceo cremoso. Exemplos são o Sapólio Radium ou o Cif. Dilua uma colher (sopa) em um litro de água. Passe a mistura no porcelanato. Em seguida, retire o excesso com um pano molhado, sem nenhum produto. Depois, basta enxugar o piso, com um pano seco.

Esta mesma mistura pode ser usada, em caso de manchas pontuais. Se necessário, aplique o saponáceo cremoso, diretamente na mancha, deixando agir durante 30 minutos. Em seguida, retire o produto, com água.

Porcelanato sem brilho

Pode-se, também, esfregar o porcelanato fosco (Foto: Divulgação)

Os porcelanatos sem brilho têm a superfície mais porosa. Por isso, acumulam sujeira, com mais frequência. Eles podem ser limpos da mesma forma, descrita acima. Diariamente, a mistura de detergente neutro e água ajuda a evitar o acúmulo de sujeira. Em casos especiais, pode-se recorrer ao saponáceo cremoso e, se o piso estiver encardido, vale a pena aplicar a mistura, esfregando com uma vassoura macia. É só espalhar o produto, esperar alguns minutos e começar a esfregar. Em seguida, pode-se retirar o excesso, usando o rodo e, depois, passando um pano bem molhado, com água limpa. Para finalizar, seque bem o porcelanato, com um pano limpo.

Veja outras dicas de limpeza: Como limpar porcelanato rústico

Confira alguns ambientes decorados com porcelanato: Decoração com porcelanato: fotos e dicas

Top