Menu

Notícias

Atualizado em 16 de junho de 2012, às 12:49 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Pílula anticoncepcional: benefícios

Além da vantagem de prevenir a gravidez, a pílula anticoncepcional pode trazer muitos outros benefícios à saúde da mulher. Confira mais sobre o assunto.
467990 A pilula anticoncepcional traz imensas vantagens para as mulheres que a utilizam. Pílula anticoncepcional: benefíciosO uso da pilula anticoncepcional traz muitas vantagens.

Além da vantagem de prevenir a gravidez, a pílula anticoncepcional pode trazer benefícios à saúde da mulher. Após vários estudos realizados, foi comprovado que esse medicamento pode diminuir a intensidade da cólica menstrual, evitar a acne além de outras vantagens que serão descritas a seguir. Acompanhe.

Saiba mais sobre as restrições do uso da pílula anticoncepcional.

Vantagens oferecidas pela pílula anticoncepcional

  • Diminuição da acne – como a pílula anticoncepcional controla os hormônios, ela reduz a quantidade de espinhas de forma eficaz. Esses incômodos se manifestam, principalmente, pela desregulação hormonal.
  • Diminui a queda de cabelo – seguindo a mesma linha de raciocínio anterior, o uso da pílula anticoncepcional, reduz a queda de cabelo devido a regulação dos hormônios.
  • Câncer – ainda não há uma comprovação real quanto a isso, mas especialistas afirmam que o uso da pílula anticoncepcional protege a mulher do aparecimento de câncer nos ovários, útero e intestino. Porém, a sua desvantagem é que o seu uso prolongado pode ser um fator desencadeante para o aparecimento de câncer de mama e do colo do útero.
  • Redução do peso – diferente do que muitas mulheres pensam, após estudos ficou comprovado que as pacientes que fazem uso regular do medicamento apresentam uma redução significativa do peso corporal.
467990 Busque a orientação de um médico especialista antes de iniciar o uso da pilula anticoncepcional. Pílula anticoncepcional: benefíciosAntes de iniciar o uso da pilula anticoncepcional é preciso passar por consulta médica.
  • Utilizado durante a menopausa – recentemente foi observado que o uso de pílula anticoncepcional em mulheres que estejam na menopausa, auxilia na redução dos sintomas como “ondas de calor” e suores noturnos.
  • Previne a anemia – como a mulher passa a ter um ciclo e um fluxo menstrual mais controlado, isso diminui as chances da mulher manifestar anemia.
  • Calibrando a memória – foi comprovado que o uso da pílula anticoncepcional pode ajudar no desenvolvimento de algumas áreas do cérebro, incluindo a parte que esta ligada a memória.
  • Diminuir as manifestações clínicas da TPM (tensão pré-menstrual) – como o uso da pílula regula os hormônios da mulher, ela acaba auxiliando na manutenção de um equilíbrio do humor; um dos principais sintomas apresentados por elas, durante a TPM.
  • Melhora os sintomas da depressão – segundo especialistas da Stanford University, a pílula anticoncepcional pode colaborar na diminuição, assim como no tratamento da depressão feminina.
  • Colaborando com a longevidade – estudos ingleses avaliaram que as mulheres que fizeram uso de pílula anticoncepcional precocemente, viveram mais quando comparadas a aquelas que não fizeram uso do medicamento.
  •  Amigo da pele – como a pílula anticoncepcional colabora com o aumento da produção de colágeno, ela auxilia na manutenção de uma pele firme, bonita e saudável.
  • Melhora das estrias – um estudo australiano mostrou que uma pequena parte das mulheres que fizeram uso da pílula anticoncepcional, apresentaram melhora nas estrias.

Tire algumas dúvidas sobre os principais anticoncepcionais e saiba qual escolher.

467990 A pilula anticoncepcional pode reduzir os sinais das estrias. Pílula anticoncepcional: benefíciosA pilula anticoncepcional pode reduzir os sinais das estrias.

Como foi anteriormente demonstrado, a pílula anticoncepcional além de prevenir a gravidez, traz ótimos benefícios à saúde da mulher. Portanto, para usufruí-los, basta procurar a orientação do seu ginecologista o quanto antes para iniciar o uso. Lembre-se, jamais faça uso de qualquer tipo de medicamento sem a autorização de um médico.

Confira: Pílula anticoncepcional também para os homens .