Você está em: MundoDasTribos > Notícias> Alimentos energéticos, construtores e reguladores

Alimentos energéticos, construtores e reguladores

A alimentação precisa ter uma base sólida para ser ideal, equilibrada e rica em tipos diferentes de nutrientes, para que seja capaz de proporcionar ao organismo os elementos necessários para as mais variadas atividades realizadas, afinal um organismo saudável traz inúmeros benefícios para a vida diária.

De acordo com a função que desempenham no organismo, os alimentos podem ser divididos em três partes: energéticos, construtores e reguladores. Aprenda mais sobre cada um desses elementos dentro do organismo:

Carne, frango, peixes, ovos e alguns grãos são são fontes de proteínas.(foto:divulgação)

Alimentos construtores

Esses alimentos são responsáveis pela construção, formação e crescimento do corpo. Participam da composição do sangue, músculos, ossos, cabelos, peles e órgãos, além de atuarem no sistema imunológico, garantindo proteção contra microrganismos. Se nosso corpo fosse uma casa, essa classe de alimentos poderia ser comparada aos tijolos.

  • Onde encontrar

Podem ser encontrados em alimentos protéicos em geral, como leite e derivados, ovos, carne, frango, peixe, além de produtos vegetais como soja, ervilha, lentilha e feijão.

Alimentos energéticos

São os responsáveis pelo fornecimento de combustível às células, garantindo energia para que sejam executados todos os processos metabólicos e para as atividades realizadas pelo corpo (como andar, pensar e falar). A falta desses compostos causa fraqueza muscular, lentidão dos movimentos e falta de ânimo e vitalidade.

É importante tomar cuidado com os alimentos superenergéticos, que devem ser consumidos com moderação, pois possuem altos níveis de açúcar e gordura.

  • Onde encontrar

Os cereais como arroz, trigo, milho, aveia e cevada são ricos nesse nutriente, assim como algumas leguminosas, a exemplo da batata, inhame e mandioquinha, e de produtos adocicados como mel, açúcar, melado e geleia.

Os carboidratos são alimentos energéticos.(foto:divulgação)

Alimentos Reguladores

Compreende o grupo das vitaminas, fibras, minerais e água, que além de hidratar o corpo, são responsáveis por deixar os cabelos brilhantes, unhas fortes e pele macia. Esses nutrientes regulam e controlam as funções do organismo, e sua falta pode resultar em alterações no funcionamento intestinal, falta de memória, sangramento das gengivas, perda de apetite, irritabilidade e enfraquecimento das unhas e cabelos, entre diversos outros problemas.

  • Onde encontrar

Esses nutrientes são fáceis de ser encontrados e estão disponíveis em frutas, hortaliças, verduras e legumes em geral.

Futas, verduras e legumes são alimentos reguladores.(foto:divulgação)

Para ter mais saúde e ficar livre de problemas, basta seguir as dicas e organizar um cardápio rico em quantidades equilibradas das três classes de alimentos. É importante consultar um especialista como nutricionista para fazer uma avaliação adequada ao seu organismo.

Recomendado para você
Notícias

SESI e SENAI cursos gratuitos para Parnaíba 2018

Notícias

Cosanpa 2 Via de Conta

Notícias

Ofertas Ponto Frio – www.pontofrio.com.br

Notícias

Classificados Tim Tim por Tim Tim

Comentários
  1. mayara disse:

    enteresate

  2. raissa disse:

    essa pesquisa e muinto boa

  3. andre vasconcelos disse:

    quero uma dica de alimentacao para ganhar massa muscular ..

  4. joão disse:

    tirei noda 10

  5. yasmin disse:

    me ajudou muito mesmo ainda bem que existe esse site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *