Menu

Decoração

Atualizado em 20 de julho de 2012, às 10:20 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Persianas: como escolher, dicas

A persiana é uma peça de decoração que embeleza a casa e controla a entrada de luz, saiba como escolher e confira algumas dicas importantes.
488692 Persianas como escolher dicas1 Persianas: como escolher, dicasElegante e linda. (Foto:Divulgação)

Atualmente o mercado disponibiliza uma infinidade de materiais, texturas, formas, cores e modelos de persianas que permitem que se crie os mais diversos ambientes, mas ao mesmo tempo, geram inúmeras dúvidas de qual delas escolher. Por isso hoje vamos lhe ajudar a escolher o modelo que é mais adequado ao ambiente que quer proteger e decorar.

Como escolher a persiana ideal

Para suavizar os efeitos da incidência solar e isolar termicamente o ambiente, a persiana deve ser muito bem escolhida para que assim possa exercer essas funções corretamente e agradar o usuário. Primeiro é preciso saber exatamente quais os benefícios que se busca. Elas podem ser horizontais (com as lâminas de alumínio) ou verticais (de tecido poliéster ou PVC). Confira alguns modelos em: Fotos: Persianas Verticais e Horizontais.

Para manter a luz solar é recomendado uso de persianas de tecidos, com elas a luz penetra de maneira mais uniforme deixando uma claridade natural.

488692 Persianas como escolher dicas2 Persianas: como escolher, dicasPersianas de PVC. (Foto:Divulgação)

Se a ideia for refrescar o ambiente, nada melhor do que materiais leves como bambu e palha que mantêm o ar ventilado, porém, se o objetivo for aquecer, aposte em cores quentes e tecidos pesados, como algodão grosso e napa.

Se for na cozinha o ideal é usar materiais como bambu, alumínio ou PVC, que são fáceis de limpar e não absorvem gordura. Dê preferência a modelos como o rolô principalmente quando a janela abrir para dentro. O inconveniente de persianas rolô é o vento, elas só funcionam plenamente quando o vidro é fixo e não abre.

Por mais que as cortinas apresentem requinte na decoração, muitas vezes são as persianas que oferecem a melhor saída. No caso das salas podem ser utilizados modelos em alumínio e madeiras, pois são os que acumulam menos poeira e tem um efeito bem aconchegante nesses ambientes.

Para os quartos é indicado o uso da persiana romana, que mesmo sendo clássica agrada a todos, até os mesmo os contemporâneos, além de admitir vários tecidos. Elas nem sempre são um item barato na decoração. Mas é possível encontrar tecidos com bom preço e qualidade. A dica mais importante é sempre ter um profissional competente que saiba executá-las com destreza e excelente acabamento.

488692 Persianas como escolher dicas Persianas: como escolher, dicasCharme e requinte na sala. (Foto:Divulgação)

Conheça todos os benefícios das persianas lendo: Persianas: vantagens e desvantagens

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.