Persianas: vantagens e desvantagens

As persianas são incorporadas com frequência na decoração, deixando os ambientes mais modernos e agradáveis. Estas peças foram criadas para substituir as cortinas convencionais…

As persianas deixam as janelas mais bonitas e funcionais

As persianas são incorporadas com frequência na decoração, deixando os ambientes mais modernos e agradáveis. Estas peças foram criadas para substituir as cortinas convencionais em determinados ambientes, transformando o visual de cada espaço com toque de charme e elegância.

Usadas para vestir as janelas, as persianas são peças capazes de reconhecer as necessidades de interiores. Os artigos se destacam por causa da funcionalidade e beleza que proporcionam a um cômodo, tornando-o mais receptivo, confortável e agradável.

Há vários modelos de persianas disponíveis a venda nas lojas, que se distinguem quanto ao design, tamanho e material de fabricação. Dependendo de sua finalidade no projeto, a persiana pode ser caracterizada por lâminas verticais ou horizontais, além da estrutura desenvolvida com tecido, bambu, PVC, madeira ou alumínio.

Como tudo na decoração, as persianas possuem prós e contras no uso. Confira uma relação com os aspectos positivos e negativos da peça que veio para substituir a cortina.

Vantagens

O uso de persianas permite isolamento térmico, isolamento acústico e controle de claridade

Com suas lâminas bem estruturadas, as persianas são capazes de fazer um poderoso controle da entrada de luz dentro de casa. Durante o dia, a claridade natural pode ser aproveitada, mas ao longo da noite todas as frestas podem ser fechadas com toda praticidade e segurança. Este recurso ajuda a diminuir os gastos com energia elétrica.

A persiana é viável porque contribui com o isolamento térmico e reduz a sensação de calor nos dias quentes. Já nos meses de Inverno, a peça deixa a casa mais aconchegante e protege os moradores do frio.

Sendo uma poderosa aliada para o isolamento acústico, a persiana impede que os ruídos externos interfiram no descanso dentro de casa. Suas lâminas permitem total controle nos movimentos de ‘abrir e fechar’, o que colabora com a questão da privacidade.

Leia Também:  Penteados modernos para noivas: fotos, dicas

Todas as persianas podem ser automatizadas, diferente do que acontece com as cortinas, tornando as peças mais interessantes para quem gosta de tecnologia e comodidade.

Desvantagens

Apesar de todos os benefícios, as persianas são peças mais caras

Nem sempre a persiana é a melhor solução para decorar a janela da casa, afinal, ela necessita de cuidados para que as serdas não sejam danificadas. A instalação das peças na janela pode ser também um tanto trabalhosa e complicada, incluindo gastos adicionais. Do ponto de vista orçamental a persiana também é inviável, já que custa mais caro que a cortina.

Aproveite as dicas e verifique as necessidades do cômodo antes de adotar persianas.

 

Top