Período sabático, o que é

PUBLICIDADE
No Brasil, a prática do período sabático ainda é pouco difundida nas empresas.

O termo “período sabático” tem sua origem no judaísmo, se referindo ao dia de descanso semanal dos judeus, começando no pôr-do-sol da sexta-feira e finalizando no pôr-do-sol do sábado, ou seja, é um período de repouso usado para se afastar um pouco do trabalho, renovar as energias e refletir.

No âmbito profissional, o período sabático refere-se a uma prática que já vem sendo realizada há alguns anos e difundida principalmente na Europa e nos Estados Unidos, consistindo em uma interrupção na carreira durante alguns meses (geralmente, o mínimo é de seis meses), para buscar novas inspirações e conhecimentos, além de descansar e conhecer lugares diferentes.

Durante o período sabático, muitas pessoas podem fazer cursos, se preparar para doutorados e mestrados, participar de intercâmbios, viajar por diversos países, participar de trabalhos voluntários ou se recolher em retiros espirituais, entre diversas outras maneiras de passar o sabático, que variam de acordo com os gostos de cada um.

PUBLICIDADE

É importante ressaltar que não se trata de um pedido de demissão, se trata de algo semelhante a um pedido de licença no emprego, por exemplo, para você voltar depois de passar algum tempo descansando ou viajando. Muitas empresas multinacionais, inclusive, têm essa prática institucionalizada, oferecendo o benefício aos seus funcionários.

Confira: Como pedir uma promoção no trabalho: dicas

Como tirar um período sabático

Muita gente aproveita o período sabático para estudar e adquirir novos conhecimentos.

No Brasil, a concessão do período sabático ainda é muito pouco utilizada. Algumas pesquisas apontam que menos de 10% das empresas que atuam no país oferecem o benefício da pausa no emprego.

Além disso, muitos funcionários têm medo de tirar a licença e serem demitidos assim que voltarem do sabático, ou então de ter a carreira comprometida, ficando marcado pelos colegas de trabalho e superiores como um profissional pouco comprometido com o emprego.

Para quem está interessado em solicitar um período sabático, o melhor caminho é pesquisar na própria empresa se ela oferece esse benefício, não esquecendo de ressaltar que o afastamento é temporário e que você pretende voltar logo em seguida, além de informar ao chefe que a pausa no trabalho será importante para a sua vida.

Você pode, inclusive, preparar um profissional para substituí-lo durante o tempo em que ficará ausente.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre Dicas para pedir aumento de salário sem se prejudicar

Planejamento para o sabático

Outros preferem viajar e conhecer novos lugares e culturas.

Lembre-se que durante o sabático, você não receberá salário, portanto é importante se preparar, financeiramente, com bastante antecedência. Defina os seus objetivos, corte alguns gastos e economize para aproveitar bem esse período.

Fontes: Administradores.com e Você SA

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.