Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Empregos> Como pedir uma promoção no trabalho: dicas

Como pedir uma promoção no trabalho: dicas

Por Andre
O pedido de promoção no trabalho deve ser feito quando você se sentir apto a assumir a nova função.

Visto como uma prova de confiança em si próprio por uns e como uma forma de ganhar um aumento de salário por outros, o pedido de promoção no trabalho é uma situação que normalmente incomoda a muita gente, pois a maioria das pessoas, de acordo com especialistas em gestão de recursos humanos, não sabe determinar a hora certa de tomar tal atitude.

Se você está nesta situação, é bom saber que, para grande parte dos chefes, não há nenhum problema no fato de os funcionários pedirem uma promoção, principalmente se eles tiverem merecimento, devido a bons resultados apresentados na empresa. Já para aqueles que pretendem fazer o pedido baseado apenas na vontade de ganhar mais, sem apresentar nenhum argumento baseado no seu desempenho profissional, o melhor é pensar duas vezes antes de bater na porta do chefe.

Importante: Saiba como aproveitar as oportunidades profissionais

O que levar em conta

Uma boa dica é apresentar dados e relatórios que mostrem a sua contribuição para o aumento do desempenho da empresa.

Se você está pensando em pedir uma promoção no trabalho, a melhor dica é analisar primeiramente se possui conhecimentos e habilidades para assumir o novo cargo, além de tempo e disponibilidade para administrar as responsabilidades que virão junto com o avanço na carreira dentro da empresa.

Leve em conta também o seu histórico na companhia, quanto tempo você tem de casa, se já passou por outras promoções e, acima de tudo, se você já demonstrou aos superiores a sua capacidade de trabalhar em equipe e de agregar algo novo àquele cargo que pretende ocupar.

Esteja preparado para argumentar tudo isso com o seu chefe, pois ele poderá perguntar os motivos pelos quais você merece aquele posto.

Veja mais Dicas para pedir aumento de salário sem se prejudicar

Abordando o chefe

Ser cordial e educado, além de saber expor bem os seus argumentos, são algumas dicas para você usar durante o pedido de promoção no trabalho.

A abordagem ao chefe na hora de fazer o pedido de promoção no trabalho deve ser feita no momento oportuno, de preferência quando o responsável pelo setor em que você atua ou pela empresa esteja de bom humor e disposto a conversar. Se a empresa estiver passando por alguma turbulência ou se o gestor está com problemas pessoais, o melhor é aguardar a situação melhorar.

Marque um horário com antecedência, evite conversar perto de outros colegas de trabalho e seja bastante cordial e educado com o chefe, tendo paciência para ouvir os questionamentos e argumentos dele.

Em caso de negativa…

Se a promoção for negada, agradeça ao chefe, continue trabalhando bem e aguarde uma nova chance.

Se o seu pedido de promoção no trabalho for aceito, comemore bastante, sem se esquecer das novas responsabilidades que estarão por vir, mas se por acaso a resposta for negativa, você pode perguntar, educadamente, o motivo da negação (se já não tiver ficado claro anteriormente).

Agradeça ao chefe pela conversa, continue fazendo o trabalho da melhor maneira, tente mudar o que contribuiu para o seu pedido ter sido negado, seja paciente e aguarde por uma nova oportunidade no futuro.

Recomendado para você
Empregos

Trabalhe Conosco Amanco Brasil

Empregos

Trabalhe Conosco American Express

Empregos

Portal do Empreendedor, www.portaldoempreendedor.gov.br

Empregos

Trabalhe Conosco Heineken Brasil

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *