Pais e filhos adolescentes: como melhorar a relação

PUBLICIDADE
A cabeça do adolescente é pura confusão, pois ele não é nem criança nem adulto (Foto: Divulgação)

O adolescente não é nem criança nem adulto. O seu corpo e a sua mente estão em alteração e nem ele se entende. Por isso, é tão difícil lidar com uma pessoa que tem entre 12 e 18 anos e muitos pais sofrem nesse período porque a sua criança cresceu e está se tornando adulta, entrando em conflito direto com eles. Sendo assim, saiba como melhorar a relação entre pais e filhos adolescentes.

Para que a sua relação com o seu filho adolescente seja boa, é preciso ganhar confiança. Para tanto, aproxime-se dele aos poucos, mas sem entrar no seu íntimo. Todos os dias, pergunte-lhe como foi o seu dia, o que aprendeu na escola e o que fez com os amigos. Então, quando ele finalmente resolver falar sobre a sua intimidade, seja compreensiva e paciente para não contrariá-lo. Porém, se precisar fazê-lo, não seja brusca e não se irrite. Explique tudo com cuidado para não ferir os seus sentimentos e de modo que ele possa compreender o seu ponto de vista. Exemplos são os melhores argumentos nessa hora.

O relacionamento com o adolescente deve ser baseado no diálogo (Foto: Divulgação)

Os adolescentes estão começando a descobrir a sexualidade. Na escola, na TV, na internet, no cinema e na rua, eles estão sendo bombardeados por cenas de sexo e, portanto, querem descobri-lo pessoalmente. Então, é hora de ter uma conversa séria com o seu filho. Se for um garoto, é melhor que essa conversa seja tida com o pai ou com um homem da confiança dele. Por outro lado, a mãe deve falar com a filha. Diga que existe a hora certa para acontecer e que, de preferência, tem que ser com a pessoa amada. E se tiver que ser com qualquer pessoa, que seja com o uso de preservativos para evitar uma doença sexualmente transmissível ou uma gravidez indesejada.

PUBLICIDADE

Para que o relacionamento entre você e o seu filho adolescente não seja conturbado, aprenda a ouvi-lo também. Afinal, ele já é quase um adulto e tem capacidade de discernir o que é certo ou errado. Portanto, ceda em alguns aspectos, mas sempre impondo limites. Por exemplo, se ele quer sair com os amigos, deixe que ele vá, contanto que volte no horário estipulado por você.

O adolescente sempre acha que está certo, portanto, seja paciente (Foto: Divulgação)

Saiba que, para ter um bom relacionamento com um adolescente, é necessário ser seu amigo. Assim, você saberá o que realmente se passa na sua cabeça para poder entendê-lo em suas necessidades e medos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.