Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Ouro: como limpar em casa

Ouro: como limpar em casa

Por Isah
Para manter o brilho do ouro, é necessário alguns cuidados.

O ouro é um material resistente e valioso usado na confecção de joias. Apesar do metal dar origem a acessórios nobres e sofisticados, ele também pode sofrer com a ação do tempo e exposições a substâncias que afetam o seu brilho.

Uma peça feita com ouro é um excelente presente para marcar uma ocasião especial ou demonstrar carinho por alguém. O efeito dourado também contribui com a aparência, sendo incorporado no look através de brincos, correntinhas, pulseiras, colares e anéis.

O brilho do ouro não dura para sempre, ou seja, ele fica opaco ou sofre com o escurecimento. A dificuldade de conservação do metal dourado fez com que muitas empresas desenvolvessem produtos específicos para limpar o ouro, sendo que nem sempre a técnica tinha bons resultados.

Como preservar joias de ouro?

Vários motivos podem levar ao escurecimento de uma joia de ouro. O metal tem sua aparência danificada quando é guardado por muito tempo, pois as peças sofrem com o processo de oxidação e ficam com uma aparência avermelhada.

A limpeza perfeita depende de um bom polimento. (Foto Brüner Jóias)

Apesar da oxidação do ouro ser mais lenta do que a da prata, o metal dourado pode perder a sua beleza com a agressividade de algumas substâncias químicas e corrosivas. O excesso de ácido úrico ou o uso de alguns tipos de remédio causam o escurecimento do ouro. Quando o material entra em contato com o mercúrio, acontece a perda total da joia.

Leia mais: Prataria – como limpar em casa

Como limpar ouro?

Algumas soluções caseiras ajudam a limpar o ouro de forma prática e segura. Confira:

1. Prepare uma solução com uma xícara de água e sementes de tomate. Depois, coloque a joia de ouro no líquido e deixe de molho por 15 minutos. Enxague a peça e seque bem com uma flanela.

2. Misture duas colheres (sopa) de amônia em meio litro de água fervida, em seguida adicione sabão de coco na solução. A peça de ouro deve ficar de molho durante um minuto. Após esta primeira etapa, é necessário fazer o polimento com muito cuidado usando uma flanela macia, adotando movimentos delicados para não riscar a joia.

3. No caso de um escurecimento bem sutil, o uso de uma solução de água com bicarbonato de sódio pode ser eficaz na limpeza da peça de ouro.

4. Para conservar a joia de ouro limpa, lave-a pelo menos uma vez por mês com água e sabão neutro. Use uma escova de cerdas macias para esfregar delicadamente a peça e, no caso da sujeira não se desprender do metal, use álcool para dissolvê-la. Para finalizar, passe água e deixe a joia secar sobre um papel absorvente. Quando a secagem for concluída, faça o polimento com uma flanela.

Joalheiro realizando o polimento da peça.

Ao invés de gastar dinheiro comprando produtos de limpeza de joias caríssimos, é mais interessante procurar um joalheiro para limpar a peça de ouro escurecida ou avermelhada. O profissional vai restaurar o brilho da joia e deixá-la belíssima.

 

Recomendado para você
Beleza

Melhores Pomadas para Espinhas

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Simba Safari SP Localização, Horários, Preços

Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *