Dicas para relaxar no trabalho

A rotina de todos os dias começa cedo e com muita agitação. Logo pela manhã milhares de pessoas saem de casa rumo as estações…

Por Élida Santos em 28/11/2012

A rotina de todos os dias começa cedo e com muita agitação. Logo pela manhã milhares de pessoas saem de casa rumo as estações de metrô, trem, rodoviárias ou pontos de ônibus, fora os que se aventuram de carro, podendo passar horas no trajeto, em meio ao trânsito que cresce até em cidades pequenas. Até chegar no local que trabalha a pessoa perde um tempo valioso no trajeto e se estressa com muitas coisas típicas e corriqueiras.

Leia mais sobre: Estresse no trabalho aumenta as chances de problemas no coração

A música ajuda a relaxar (Foto: Divulgação)

Chegando na empresa, começa a rotina de trabalho. É telefone que não para de tocar, e-mail que não deixam de chegar, pessoas indo e vindo, clientes a todo momento precisando de atendimento e tudo mais que faz parte da sua função. Com tanta agitação parece inevitável ficar estressado no trabalho. E para algumas pessoas realmente é complicado não se deixar abater com tudo que passa ao longo do dia. Mas, existem muitas técnicas e truques para relaxar no trabalho, conheça algumas:

Saia de casa mais cedo para não começar o dia de péssimo humor

Antes mesmo de sair de casa podemos interferir no relaxamento no trabalho. O trajeto para o local que atua pode ser mais estressante ou tão estressante quanto o próprio cargo, por isso, saia de casa mais cedo e não tenha pressa de chegar. Observe a paisagem, escute música dentro do carro ou com fones de ouvido no ônibus, leve um livro para ler e se nada disso for possível, simplesmente tente não se deixar abater por metrô lotado ou um trem enguiçado que possa te atrasar. Quando você se antecipa, os problemas não ficam tão estressantes. Ou seja: quem saí de casa cedo pode até atrasar, mas não chega fora de hora no serviço.

Leve a vida com mais tranquilidade (Foto: Divulgação)

Para relaxar no trabalho, encare os obstáculos com leveza

O grande mal das pessoas que ficam estressadas com afazeres das suas funções é ficar irritado com tudo de errado que acontece. Para relaxar no trabalho a primeira coisa a se fazer é entender que existem coisas que fogem da sua alçada e a resolução não depende só de você. Por exemplo, não precisa ficar chateado se não conseguir que o cliente receba na data estimada um produto, mesmo depois de fazer todos os esforços para que a mercadoria chegue à empresa no dia certo. A sua parte foi feita e não tinha  mais o que poderia ser feito por você. Explique com calma para o cliente que fez de tudo para ajuda-lo, repasse o caso para o supervisor imediato, se julgar necessário e vida que segue.

Saiba mais sobre: Como acabar com estresse no trabalho

Cumpra rigorosamente os horários de pausa no trabalho e relaxe

Por ter milhares de coisas para finalizar, muitos profissionais abandonam o direito de pausa. Não cumprir o horário de almoço atrapalha e não é nada relaxante. Você fica estressado e acaba cometendo erros motivados pela falta de atenção normal para quem trabalha demais. Especialistas afirmam que após 90 minutos fazendo a mesma coisa a pessoa perde em desempenho. Então, a cada 1h30, pare, vá ao banheiro, respire fundo mesmo sem sair da mesa, e continue a trabalhar com tranquilidade.

Faça de tudo para ter um ambiente de trabalho relaxante

Você não precisa ter amizade com todos do seu departamento ou empresa, mas é necessário tratar as pessoas bem. O ambiente de trabalho com um clima agradável faz com que todos fiquem mais relaxados. Discussões, olhares mais repressores e comentários que possam causar mal-estar devem ser excluídos do seu dia a dia. No entanto, se algo te incomoda no ambiente de trabalho procure o momento certo para exteriorizar sem parecer que está sendo uma pessoa chata. Pode ser que essa situação ajude mais pessoas e faça do local de trabalho um lugar mais relaxante.

Top