Prataria: como limpar em casa

A prata é um material usado para a fabricação de utensílios domésticos, objetos de decoração e joias. Apesar de apresentar alta pureza e ser…

Os utensílios de prata necessitam de cuidado na limpeza.

A prata é um material usado para a fabricação de utensílios domésticos, objetos de decoração e joias. Apesar de apresentar alta pureza e ser resistente, com o tempo o aspecto brilhante da prata pode desaparecer, sendo afetado pelo escurecimento do material. A beleza da prataria fica ainda mais comprometida quando não é conservada adequadamente.

Por que a prata escurece?

Vários fatores contribuem com o escurecimento da prataria, sendo que o material apresenta maior sensibilidade ao enxofre e ao cloro. Estas substâncias que danificam a prata são encontradas com facilidade na composição dos produtos de limpeza, como é o caso da água sanitária. A água oxigenada cremosa também é responsável por comprometer a aparência brilhante da prataria.

Algumas atividades simples da vida doméstica também são capazes de afetar o objeto de prata, como por exemplo, o ato de cortar cebolas. Até mesmo quando a pessoa tenta proteger uma joia de prata ela acaba contribuindo com o escurecimento, como é o caso do uso de luvas de látex.

Devido a exposição, as peças de prata escurecem.

Lidar com produtos que agridem a prata não é o único motivo para o escurecimento do material. Na verdade o maior causador de danos consiste na exposição à poluição atmosférica, sobretudo nos tráfegos das grandes cidades.

Leia mais: Artigos de prataria para casa

Como limpar a prata em casa?

Algumas receitas caseiras permitem fazer a limpeza da prata em casa e recuperar o brilho natural do material. Confira algumas soluções simples e práticas:

1. Aplique creme dental numa flanela macia e depois esfregue a peça de prata. É importante colocar força neste processo para remover a sujeira impregnada. Para limpar as curvinhas do objeto com mais delicadeza, é interessante usar uma escova de dente velha.

2. Para não fazer esforços na hora de limpar a prata, é válido adotar outra solução caseira. Coloque água numa panela e leve ao fogo, quando o líquido estiver prestes a ferver, adicione uma colher (café) de bicarbonato de sódio e deixe a mistura em fervura por dois minutos. A solução será usada para limpar a prata sem necessidade de esfregar.

O bicabornato de sódio ajuda a limpar a prata.

3. Em uma tigela, misture um litro de água em temperatura ambiente com três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e três colheres (sopa) de sal. Faça a limpeza da prataria imergindo os objetos na solução, juntamente com pedacinhos de papel alumínio.

4. É importante evitar produtos abrasivos na hora de limpar a prata, isto porque eles podem causar riscos na peça, como é o caso da esponja de aço.

Veja também: Bem cuidadas: saiba como cuidar das suas joias

 

Top