Como lavar roupa delicada na máquina

As máquinas de lavar roupas estão cada vez mais modernas. Hoje, encontramos modelos que trazem uma grande variedade de funções, facilitando bastante a vida…

As máquinas de lavar roupas estão cada vez mais modernas. Hoje, encontramos modelos que trazem uma grande variedade de funções, facilitando bastante a vida de quem não tem tempo disponível. Passar horas, na frente do tanque, esfregando roupas à mão, é coisa do passado. Basta colocar tudo dentro da máquina, selecionar a função correspondente e deixar que ela faça o resto. Porém, o eletrodoméstico não é tão inteligente, assim. Alguns tipos de roupa necessitam de atenção especial. Caso contrário, poderão se estregar. Veja como lavar roupa delicada na máquina.

Tecidos delicados merecem cuidados (Foto: Divulgação)

Lavando peças delicadas

Peças delicadas, como seda, cetim, rendas, lingeries, roupas de bebê e outras, devem ser lavadas, separadamente das roupas comuns. Assim, evita-se que elas manchem, fiquem com bolinhas ou pelinhos grudados ou que se danifiquem. Para que uma peça mais pesada fique limpa, a função da máquina deverá ser outra e, se as delicadas estiverem juntas, serão danificadas. Este é um dos erros mais comuns na hora de lavarroupas. É preciso, portanto, selecionar a função correspondente, pois a máquina irá realizar o seu ciclo, de forma menos agressiva.

Entretanto, lavar roupa delicada na máquina não é só isso. É preciso, também, protegê-las. Com o passar do tempo, as lavagens fazem com que muitos pelinhos das roupas se acumulem, dentro da máquina. Dependendo do tipo de tecido da peça delicada, eles irão grudar nela, ao final do ciclo. É indicado, portanto, colocá-las dentro de sacos protetores. Estes saquinhos são feitos, exclusivamente, para isso.

O saco protetor é essencial às roupas delicadas (Foto: Divulgação)

Quem não tem saco protetor para lavar roupa, em casa, pode usar uma fronha comum. Porém, ela poderá não ser tão eficaz, já que fica com a extremidade aberta. Os sacos, geralmente, têm um zíper, que evita a entrada de pelinhos, bem como a saída das peças que estão dentro dele.

Leia Também:  Penteado Coque com Nós: Fotos, Dicas

Caso a roupa delicada tenha manchas mais difíceis de sair, a dica é colocá-la dentro do saquinho, selecionar o ciclo correspondente e, quando a máquina tiver se enchido de água e sabão, fazer com que ela permaneça sem trabalhar, durante um tempo. Na maioria das máquinas, isso pode ser feito, abrindo-se a sua tampa. Deixe que a roupa fique de molho e, quando achar que foi suficiente, feche a tampa e deixe que ela termine o ciclo.

Outras dicas

O sol não é indicado para todos os tecidos (Foto: Divulgação)

Muitas vezes, é preciso abandonar a máquina e lavar roupas delicadas à mão. Com isso, tem-se melhor noção de como está a peça, após o molho ou o enxágue. Também é mais fácil pelo controle que se tem, sobre a peça, em relação à força ao esfregá-la. Sempre que isso for necessário, é importante usar sabão neutro (na máquina também), em barra ou líquido. Outra dica é separar as peças, segundo suas cores. Não é indicado misturar roupas de diferentes tons, num mesmo molho, pois elas poderão ficar manchadas.

Finalmente, é melhor secar roupa delicada à sombra. Os raios solares desbotam a peça, fazendo com que ela se deteriore, mais rapidamente.

Top