Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Novas Regras de Redação, Enem 2015

Para tornar a correção das redações do Enem mais rigorosa, o Ministério da Educação efetuou algumas mudanças nas regras.

Conheça as Novas Regras de Redação, Enem 2015 e descubra como construir um bom texto no Exame Nacional do Ensino Médio. Em 2013, o MEC anunciou que os critérios para dar nota na redação do Enem se tornariam mais rigorosos do que nos anos anteriores. A medida foi adotada para evitar erros capazes de prejudicar os próprios candidatos.

620508 Novas Regras de Redação Enem 2013 1 Novas Regras de Redação, Enem 2015 Novas Regras de Redação, Enem 2015. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Critérios que invalidam a redação Enem 

Novas Regras de Redação, Enem 2015

As regras da correção do Enem 2015 são semelhantes à edição de 2014, mas aplicarão maior rigor para determinar as notas. É muito importante que os candidatos procurem seguir os novos critérios para não zerar na produção de texto e nem tirar uma nota que prejudique o desempenho geral.

Quais são as regras de redação Enem 2015?

620508 Novas Regras de Redação Enem 2015 7 Novas Regras de Redação, Enem 2015 A correção do Enem se tornou mais rigorosa. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir as Novas Regras de Redação, Enem 2015:

Punição aos Deboches

As redações que apresentarem qualquer tipo de deboche, como aquela que conteve uma receita de miojo, serão anuladas. Os textos com algum trecho desconectado do tema proposto também vão receber nota zero.

620508 Novas Regras de Redação Enem 2013 2 Novas Regras de Redação, Enem 2015 A correção do texto será realizada de forma mais rigorosa. (Foto:Divulgação)

Mais rigor com os erros de português

Uma das cinco competências exigidas no Enem será mais rígida neste ano, trata-se do domínio da norma padrão da língua escrita. Para tirar nota máxima, o candidato precisa ter poucos erros de português (excepcionais) e que não sejam reincidentes. Os desvios gramaticais poderão prejudicar a nota final do aluno;

A banca de corretores poderá dar nota máxima a uma redação que contenha algum desvio gramatical, desde que apresente uma justificativa plausível.

Leia mais: Inscrição para o Enem 2015

O trabalho do terceiro corretor

O trabalho do terceiro corretor para reavaliar as provas de redação será mais necessário neste ano. O critério para uma terceira correção será a diferença maior de 100 pontos entre as duas primeiras notas. No ano passado, a tolerância era de 200 pontos. Com esta mudança nas regras, estima-se que 1 em cada 3 redações irá para o terceiro corretor.

Como fazer uma boa redação para o Enem?

620508 Novas Regras de Redação Enem 2015 5 Novas Regras de Redação, Enem 2015 A redação do Enem avalia cinco competências. (Foto: Divulgação)

Para fazer uma boa redação, o estudante precisa demonstrar através da sua escrita que domina as cinco competências exigidas pelo Enem. São elas: domínio da  norma padrão, compreensão da proposta, capacidade de organizar, relacionar e interpretar, conhecimento dos mecanismos linguísticos e capacidade de criar uma intervenção.

O estudante só tira nota zero se cometer um erro muito grave, como fugir totalmente do tema, fazer um texto com menos de 7 linhas, usar palavrões, desrespeitar os direitos humanos ou entregar a folha da redação em branco.

Se você quer ter um bom desempenho na redação do Enem, então confira as dicas do vídeo abaixo:

Sobre o Enem 2015

620508 Novas Regras de Redação Enem 2013 Novas Regras de Redação, Enem 2015 O Enem 2013 acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro. (Foto:Divulgação)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abrirá o seu período de inscrição em breve. Os estudantes interessados em participar da prova deverão se inscrever pelo site do INEP (portal.inep.gov.br/enem), dentro do prazo que ainda será estipulado pelo Ministério da Educação. O preço da taxa de inscrição é de 35 reais, mas os alunos de baixa renda e da rede pública não precisam pagar.

Em 2015, o Enem seguirá o formato dos anos anteriores, sendo realizado em dois dias, com 180 questões e uma proposta de redação. O conteúdo da prova abrangerá os principais conhecimentos das disciplinas do Ensino Médio, dividindo-se em quatro blocos: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

620508 Novas Regras de Redação Enem 2015 6 Novas Regras de Redação, Enem 2015 Não perca tempo! Comece a estudar para a redação do Enem. (Foto: Divulgação)

O Enem é uma prova muito importante no país. A nota é usada nos vestibulares das principais universidades e até funciona como critério único para ingresso no ensino superior. Em instituições particulares, o desempenho no Enem ajuda a conquistar bolsas de estudos pelo Prouni e crédito estudantil pelo FIES.

Veja também: 72 mil alunos zeraram a redação do Enem

Agora que você já conhece as Novas Regras de Redação, Enem 2015, comece a exercitar a escrita e estude os possíveis temas que podem cair nesse ano.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL