Vagas via Sisu nas universidades federais 2012

PUBLICIDADE

Os universitários que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano (2011), realizado nos dias 22 e 23 de outubro, podem concorrer a cerca de 80.220 colocações em universidades federais, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu),que oferecerá as vagas no primeiro semestre de 2012.

As oportunidades em universidades federais oferecidas no primeiro semestre de 2011, somaram 58.357 vagas. Levando em consideração as mesmas instituições de ensino do primeiro semestre deste ano, o número de vagas oferecidas pelo Sisu aumentará 37%, no mesmo período de 2012.

Os estudantes que pretendem conquistar uma vaga em universidades federais por meio do Sisu tem muito o que comemorar, pois os centros federais e as universidades federais que participaram do programa no ano passado, em sua maioria, já confirmaram adesão para esse ano.

PUBLICIDADE

Algumas universidades estaduais também utilizarão o sistema para seleção de universitários. No ano de 2011, 83.125 vagas foram ofertadas, em 83 instituições públicas. Esse número corresponde ao total de vagas ofertadas, tanto por universidades estaduais, como federais e centros acadêmicos.

Outro fator positivo do Sisu para os participantes do programa, ou seja, estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio, é o aumento de universidades que usarão a prova no lugar do vestibular para classificação. Para o próximo processo de seleção de estudantes, 26 instituições de ensino confirmaram que vão utilizar o Enem no lugar do vestibular.

A Universidade Federal do Piauí (UFP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) utilizarão o Sisu como processo de seleção, ou seja, a nota do Enem será determinante para conquistar uma vaga na universidade. Assim, os interessados em se inscrever no Sisu devem ficar atento ao site do Ministério da Educação (MEC), que divulgará a data de inscrição.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio também será utilizado como  pontuação no processo de seleção, para algumas universidades que não vão aderir ao Sisu. Funciona da seguinte forma: a universidade aplica o vestibular como de costume, porém, a nota do Enem contará para a pontuação geral na classificação do aluno. Algumas instituições de ensino usam o exame para selecionar os candidatos remanescentes. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por exemplo, classifica os candidatos a vagas remanescentes somente pela nota do Enem.

Leia também:

1 comentário

  • Muito interessante a notícia, pois desde que foi criado o Sisu gera muitas duvidas com relação a datas e regras.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.