Menu

Carnaval

Atualizado em 6 de fevereiro de 2013, às 9:54 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Modelos de máscara de Carnaval: fotos

As máscaras transmitem a alegria do Carnaval e permitem aproveitar a folia sem revelar a verdadeira identidade.

Abadás: dicas para customizar

[06/02/2013]

Dicas para criar máscara de Carnaval

[07/02/2013]

As máscaras combinam com o espírito carnavalesco. Elas ajudam a compor belíssimas fantasias e também divertem os foliões com os seus significados. Alguns modelos imitam a aparência de pessoas famosas, já outras abusam de cores, plumas e brilhos para chamar atenção no bloco.

577151 Modelos de máscara de carnaval fotos 6 Modelos de máscara de Carnaval: fotosA máscara é um acessório que não pode faltar no Carnaval. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Máscaras de Carnaval 2013 – modelos

O uso de máscaras no Carnaval

O Carnaval de Veneza foi responsável por popularizar o uso da máscara. A folia na cidade italiana começou no século XVII e logo se tornou uma tradição. Quem pertencia à nobreza usava máscara para se misturar ao povo e curtir o Carnaval de rua, sem correr o risco de ser reconhecido.

Em Veneza, é comum o uso de máscaras nobres e com caretas brancas durante os dias de Carnaval. Já no Brasil, o povo costuma ser mais criativo e aposta em vários modelos de máscaras. As peças abusam de cores, brilhos e outros detalhes para transmitir a alegria da data.

As máscaras que fazem sucesso nas lojas brasileiras abusam de criatividade e exploram a imaginação. Diversos personagens são valorizados por elas, incluindo animais, criaturas horripilantes, princesas, heróis, Pierrot, entre muitos outros.

577151 Modelos de máscara de carnaval fotos 8 Modelos de máscara de Carnaval: fotosMáscara feita de eva.(Foto:Divulgação)

As máscaras de personalidades famosas costumam fazer sucesso de vendas nos dias que antecedem o Carnaval. Neste ano, o modelo com o rosto de Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), é um dos mais vendidos. As lojas cariocas já estão com o estoque vazio quando se trata da máscara do juiz. A procura também é grande pela máscara do jogador Neymar.

Como fazer uma máscara de Carnaval?

Quem ainda não comprou uma máscara de Carnaval, pode fazer o acessório em casa. Confira a seguir os materiais necessários e o passo a passo:

Materiais: cartolina ou acetato, EVA, palito de churrasco, tesoura, estilete, pincel, cola, purpurina grossa e fina, paetê, elástico e fitas coloridas.

Passo a passo

577151 Modelos de máscara de carnaval fotos Modelos de máscara de Carnaval: fotosMolde de máscara feminina. (Foto:Divulgação)

1. Escolha o desenho de uma máscara na internet, imprima e depois o passe para o pedaço de cartolina ou acetato, para fazer o molde;

2. Use o palito de churrasco para marcar o molde na placa de EVA;

3. Corte o EVA com a tesoura, tomando cuidado para não deixar a peça com efeito picotado;

4. Use um estilete para vazar a parte dos olhos na máscara;

5. Aplique cola na máscara e depois espalhe a purpurina. Os outros materiais decorativos podem ser usados da forma que o folião preferir, esbanjando criatividade e bom gosto.

Veja também: Máscaras para o Carnaval Infantil

Fotos de modelos de máscara de Carnaval

Veja a seguir uma seleção de modelos de máscara de Carnaval e se inspire para criar a sua:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.