Menu

Saúde

Atualizado em 26 de junho de 2012, às 17:47
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Micose de unha – como tratar?

A micose de unha é uma doença muito comum em nosso meio. Conheça algumas informações e aprenda a evitá-la.
473895 As unhas demonstram a higiene da pessoa. Micose de unha – como tratar?As unhas demonstram a higiene da pessoa.

As unhas devem receber o mesmo cuidado que o resto do corpo. Por isso, é preciso  ficar atento a qualquer alteração em seu aspecto. Constantemente as unhas das mãos e dos pés estão expostas a ação de microorganismos, em especial, os fungos, que são os principais responsáveis por seu comprometimento, bem como de sua aparência. Para aprender a ficar livre dos constrangimentos de uma unha contaminada, separamos algumas informações a respeito da micose de unha.

Leia também: Micoses de unha – como curar.

Definição de micose de unha

A onicomicose, ou popularmente conhecida, a micose. É uma infecção ocasionada por fungos que traz como consequências, o desfiguramento das unhas. Uma vez alojados, os fungos crescem e se alimentam da queratina das unhas (proteína presente na superfície das mesmas). Com isso, acabam destruindo o aspecto e constituição das unhas.

Contraindo a infecção

De maneira geral, a infecção por fungos está relacionada a fatores externos, pois eles costumam crescer em ambientes escuros, úmidos e fechados. Assim, um local propício para seu crescimento é o uso contínuo de sapatos fechados e muito apertados, em associação com uma higiene inadequada. Vale ressaltar que frequentar locais em que outras pessoas já possuem a infecção é um ambiente favorável a sua contaminação.

473895 O compartihamento de utensílios de manicura esta contra indicado. Micose de unha – como tratar?O compartihamento de utensílios de manicura esta contraindicado.

Aprenda a reconhecer a micose de unha

Algumas manifestações e alterações ajudam você a desconfiar que ha presença de fungos nas unhas. São elas:

  • Unha amarelada ou amarronzada;
  • Aumento da espessura;
  • Aumento no tamanho;
  • Mau cheiro.

Diante de qualquer uma dos sinais anteriormente descritos, busque a orientação de um médico especialista.

A micose pode ser evitada – aprenda como

Citaremos alguns cuidados simples que devemos tomar para que as nossas unhas não sejam contaminadas por fungos.

  • Evite andar descalço em locais públicos;
  • Evite o uso de meias de tecido sintético;
  • Adquira o hábito de trocar de meias diariamente;
  • Evite dividir toalhas e caçados com outras pessoas;
  • Evite permanecer com o mesmo sapato por um longo período;
  • Coloque os sapatos para arejar sempre que possível;
  • Mantenhas as unhas das mãos e dos pés sempre devidamente cortadas;
  • Utilize seus próprios instrumentos ao frequentar a manicure/pedicure.

Como realizar o tratamento?

A primeira atitude a ser tomada diante das alterações anteriormente citadas é buscar a orientação de um médico dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para tratar a micose de unha de maneira ideal e adequada. Depois de diagnosticado o problema, o medico ira indicar o uso de alguns medicamentos que deverão ser utilizados por 6 a 8 meses. É importante ressaltar que o tipo e o tempo de tratamento dependerá do grau de acometimento das unhas.

473895 Diante de alterações nas unhas busque a orientação de um especialista Micose de unha – como tratar?Diante de alterações nas unhas, busque a orientação de um especialista

A micose de unha é um problema que tem uma grande incidência na população. Assim, após conhecer alguns sinais da sua manifestação, basta procurar a orientação de um médico especialista diante de algum deles. Com certeza a saúde das suas unhas agradecem!

Conheça as principais doenças transmitidas na praia  

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.