Menu

Saúde

Atualizado em 14 de junho de 2013, às 10:52 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Manchas vermelhas pelo corpo, o que pode ser

Os indivíduos devem ficar atentos às manchas que surgem pelo corpo. Saiba o que podem ser as manchas vermelhas no corpo.

O corpo sempre dá sinais quando há algo de errado com ele. É imprescindível que o indivíduo fique atento às alterações que possam surgir na pele e em outros segmentos. As manchas vermelhas são uma das manifestações que podem sugerir doenças, sendo muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista. Saiba o que podem ser as manchas vermelhas pelo corpo.633410 Alergias a medicamentos também podem desenvolver manchas vermelhas pelo corpo. Foto divulgação Manchas vermelhas pelo corpo, o que pode ser

Sabendo mais sobre as manchas vermelhas pelo corpo

São diversas as doenças de pele que podem manifestar e causar manchas vermelhas pelo corpo. Em geral, essas manchas costumam surgir no rosto, no couro cabeludo, nos braços e nas pernas, de forma abrupta e sem qualquer outro fator relacionado.

Manchas vermelhas X câncer de pele

Em alguns casos, as manchas vermelhas podem ser câncer de pele, entre eles, o mais comum são o carcinoma basocelular e o espinocelular. A suspeita da doença acontece quando a mancha vermelha sangra ou aumenta de tamanho. Vale ressaltar que elas não costumam coçar. Entre os locais mais comuns que podem manifestar o câncer de pele, estão os lugares mais expostos ao Sol e a traumas frequentes, como por exemplo, o rosto, o nariz e a orelha.

633410 As manchas vermelhas pelo corpo podem ser sinal de doença infecciosa como o sarampo. Foto divulgação Manchas vermelhas pelo corpo, o que pode serAs manchas vermelhas pelo corpo podem ser sinal de doença infecciosa, como o sarampo. (Foto: divulgação)

Outras causas de manchas vermelhas no corpo

As manchas vermelhas espalhadas pelo corpo podem ser sinais de vários problemas. Conheça abaixo algumas causas dessa alteração.

  • Petéquias – em geral, costuma se manifestar com pequenas manchas vermelhas, quase do tamanho das pintas e que são ocasionadas pela hemorragia de pequenos vasos. Essa manifestação costuma acontecer em doenças infecciosas e imunológicas;
  • Infecciosas – algumas doenças causas por vírus costumam apresentar essa manifestação, como exemplo delas, podemos citar: o sarampo, a rubéola e a escarlatina. Assim, diante de manchas vermelha, associado a manifestações sistêmicas como febre e dor no corpo, é muito importante buscar a orientação de um especialista;
  • Alergias – as manchas vermelhas também podem sugerir alergias a medicamentos (anti-inflamatório e antibióticos) assim como a alimentos (corantes, frutos do mar e amendoim). Em alguns casos, essa manifestação alérgica pode ser tão importante, que o indivíduo pode apresentar dificuldade respiratória grave e que, por vezes, pode ser fatal;
  • Manchas vermelhas no rosto– após a exposição solar, o rosto pode ficar vermelho, sendo um sinal de queimadura ao Sol ou mesmo, de alergia.

    633410 O indivíduo deve ficar atento a todas as alterações que surgem no corpo. Foto divulgação Manchas vermelhas pelo corpo, o que pode serO indivíduo deve ficar atento a todas as alterações que surgem no corpo. (Foto: divulgação)

As manchas vermelhas podem dar sinais de que há algo de errado com o corpo. Em alguns casos, elas podem manifestar doenças mais graves, como o câncer. Diante dessas manifestações, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, de modo a evitar graves consequências à saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.