Bem Estar

Manchas vermelhas pelo corpo, o que pode ser

O corpo sempre dá sinais quando há algo de errado com ele. É imprescindível que o indivíduo fique atento às alterações que possam surgir na pele e em outros segmentos. As manchas vermelhas são uma das manifestações que podem sugerir doenças, sendo muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista. Saiba o que podem ser as manchas vermelhas pelo corpo.

Sabendo mais sobre as manchas vermelhas pelo corpo

São diversas as doenças de pele que podem manifestar e causar manchas vermelhas pelo corpo. Em geral, essas manchas costumam surgir no rosto, no couro cabeludo, nos braços e nas pernas, de forma abrupta e sem qualquer outro fator relacionado.

Manchas vermelhas X câncer de pele

Em alguns casos, as manchas vermelhas podem ser câncer de pele, entre eles, o mais comum são o carcinoma basocelular e o espinocelular. A suspeita da doença acontece quando a mancha vermelha sangra ou aumenta de tamanho. Vale ressaltar que elas não costumam coçar. Entre os locais mais comuns que podem manifestar o câncer de pele, estão os lugares mais expostos ao Sol e a traumas frequentes, como por exemplo, o rosto, o nariz e a orelha.

As manchas vermelhas pelo corpo podem ser sinal de doença infecciosa, como o sarampo. (Foto: divulgação)

Outras causas de manchas vermelhas no corpo

As manchas vermelhas espalhadas pelo corpo podem ser sinais de vários problemas. Conheça abaixo algumas causas dessa alteração.

  • Petéquias – em geral, costuma se manifestar com pequenas manchas vermelhas, quase do tamanho das pintas e que são ocasionadas pela hemorragia de pequenos vasos. Essa manifestação costuma acontecer em doenças infecciosas e imunológicas;
  • Infecciosas – algumas doenças causas por vírus costumam apresentar essa manifestação, como exemplo delas, podemos citar: o sarampo, a rubéola e a escarlatina. Assim, diante de manchas vermelha, associado a manifestações sistêmicas como febre e dor no corpo, é muito importante buscar a orientação de um especialista;
  • Alergias – as manchas vermelhas também podem sugerir alergias a medicamentos (anti-inflamatório e antibióticos) assim como a alimentos (corantes, frutos do mar e amendoim). Em alguns casos, essa manifestação alérgica pode ser tão importante, que o indivíduo pode apresentar dificuldade respiratória grave e que, por vezes, pode ser fatal;
  • Manchas vermelhas no rosto– após a exposição solar, o rosto pode ficar vermelho, sendo um sinal de queimadura ao Sol ou mesmo, de alergia.

    O indivíduo deve ficar atento a todas as alterações que surgem no corpo. (Foto: divulgação)

As manchas vermelhas podem dar sinais de que há algo de errado com o corpo. Em alguns casos, elas podem manifestar doenças mais graves, como o câncer. Diante dessas manifestações, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, de modo a evitar graves consequências à saúde.

Recomendado para você
Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *