Bem Estar

Manchas amarelas no gesso: o que fazer

Revestimento de gesso no teto e paredes de casa deixam o ambiente lindo, ainda mais aconchegante e gostoso, o problema é quando esse gesso começa a ganhar aparência de velho, com terríveis manchas amareladas e até mesmo esverdeadas, que na verdade, sinalizam a existência de um problema ainda maior.

O surgimento de manchas amarelas no gesso se deve a presença de umidade, ou seja, sua parede ou teto está com umidade, o que pode acarretar em diversos problemas.

Manchas amarelas no gesso: o que fazer (Foto: Divulgação)

O que fazer com manchas amarelas no gesso

O primeiro passo, antes de sequer pensar em mexer no gesso, é solucionar o problema da umidade, buscando a raiz do problema, que muitas vezes é apenas um cano rachado ou uma telha quebrada/fora do lugar ou pode se estender a algo mais antigo, como uma umidade presente no emassamento.

Depois de chegar a raiz do problema e resolvê-lo, é necessário aplicar uma demão de tinta esmalte fosca sobre a mancha. Para isso, lixe toda a área manchada com uma lixa nº150, visando tirar o grosso da mancha amarela. Depois de lixar, prepare a tinta esmalte fosca de acordo com as instruções que constam na embalagem do produto, seguindo as especificações do fabricante.

Após a preparação, aplique a tinta esmalte fosca nas manchas amarelas e aguarde secar. Se necessário, aplique uma nova demão sobre as manchas. Ao final, basta pintar toda a superfície do gesso com uma tinta acrílica Premium na cor desejada.

Caso o problema que causa o amarelamento do gesso não seja resolvido, não adianta ter todo este trabalho, pois ele ficará amarelado mais uma vez e demandará ainda mais trabalho, ou seja, busque a raiz do problema e resolva.

Decoração com plantas ajuda a refrescar a casa

Como remover manchas amarelas do gesso (Foto: Divulgação)

Como remover manchas amarelas do gesso

Até resolver o problema da umidade, ainda é possível usar uma medida paliativa, que muitas vezes ajuda a amenizar as manchas amarelas do gesso. Para isso é necessário que o gesso seja pintado com tinta acrílica, pois caso contrário, a tinta pode ser removida na limpeza.

Com uma esponja bem macia, limpe as áreas do gesso manchado de amarelo usando uma solução de detergente incolor ou sabão de coco e um pouquinho de água. Umedeça a esponja e limpe fazendo movimento giratórios, sem usar muita força. Em seguida, remova a água e o sabão do gesso, limpando bem a área com um pano seco.

O que fazer com manchas amarelas no gesso (Foto: Divulgação)

Como decorar as paredes do quarto do bebê

Recomendado para você

Bem Estar

Remédio caseiro para menstruação atrasada

Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Comentários

2 respostas para “Manchas amarelas no gesso: o que fazer”

  1. erivaldo disse:

    gostei da dica

  2. jorge disse:

    valeu obrigada pela dica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *