Menu

Economia

Atualizado em 6 de julho de 2012, às 6:55 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Mais de 40% dos cartões de crédito são usados por mulheres no Brasil

Segundo pesquisa, as mulheres estão controlando melhor a vida financeira, economizando dinheiro e tendo boas perspectivas para a renda no futuro.
480724 Mais de 40 dos cartões de crédito são usados por mulheres no Brasil 1 Mais de 40% dos cartões de crédito são usados por mulheres no BrasilAs mulheres brasileiras estão usando o cartão de crédito de forma mais consciente. (Foto: Divulgação)

O cartão de crédito permite fazer compras parceladas, contribuindo assim com o consumismo feminino e, em alguns casos, fazendo com que as dívidas se tornem uma verdadeira bola de neve. Para a mulher viciada em shopping, o cartão é uma verdadeira ameaça e compromete o equilíbrio da vida financeira, pois oferece condições de gastar o dinheiro que nem existe na sua conta bancária.

Apesar do estereótipo de ‘gastadeira’, a mulher moderna tem demonstrado mais atenção as suas finanças. Uma pesquisa recente revelou que ela está preocupada em melhorar a renda, fazer uma reserva de dinheiro e manter os gastos sobre cotrole.

Leia mais: Dicas para Controlar os Gastos com Cartão de Crédito

Quase 90 milhões dos cartões estão nas mãos das mulheres

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, 84,6 milhões dos cartões de crédito no Brasil estão sobre o domínio das mulheres. A análise dos dados mostrou também que o pensamento da mulher nem sempre condiz com o comportamento extremamente consumista: 34% das entrevistadas afirmaram que estão economizando dinheiro, enquanto outras 19,4% usufruem dos benefícios dos programas de fidelidade dos cartões de crédito.

480724 Mais de 40 dos cartões de crédito são usados por mulheres no Brasil 2 Mais de 40% dos cartões de crédito são usados por mulheres no BrasilElas estão preocupadas em poupar dinheiro para investir em objetivos pessoais. (Foto: Divulgação)

A pesquisa também levou em conta a motivação das entrevistadas para poupar dinheiro. Segundo os dados analisados, 40,7% alegam objetivos pessoais, 39,6% economizam para ter maior segurança no futuro e 16,3% guardam o dinheiro para fazer investimentos em compras à vista. Com base nos índices, é possível notar que a maioria das mulheres pretende investir em realizações para a vida pessoal, como uma cirurgia plástica, o curso universitário ou uma viagem.

O estudo revelou também que as mulheres estão otimistas com relação às finanças. Seis em cada dez participantes afirmam que os rendimentos serão melhores no próximo ano. Os pesquisadores também observaram que 61,9% das entrevistadas acreditam que a renda será maior em 2013, 34,5% apostam em um equilíbrio e apenas 3,6% sustentam a hipótese de que o rendimento será menor.

480724 Mais de 40 dos cartões de crédito são usados por mulheres no Brasil Mais de 40% dos cartões de crédito são usados por mulheres no BrasilElas gostam de gastar, porém estão mais controladas. (Foto: Divulgação)

Outra questão levantada pelo estudo foi a respeito dos gastos das entrevistadas. Os pesquisadores buscaram conhecer quais os objetivos das mulheres se a renda tivesse um acréscimo de 200 reais. Segundo os dados coletados, 66% poupariam o dinheiro extra, 23% iriam às compras e 8% investiriam no salão de beleza.

Um novo perfil de mulher

Para muitas mulheres modernas, o cartão de crédito tem sido considerado o melhor amigo. Elas gostam de gastar, mas também estão se tornando grandes estrategistas ao aproveitar os benefícios dos programas de pontos. Ao invés de torrar todo o salário comprando roupas e calçados, a mulher brasileira também se mostra mais preocupada em economizar.

Veja também: Como funcionam os juros do cartão de crédito