Educação

Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

O que você sabe sobre as lendas do folclore, mitos e contos folclóricos? Desde criança muitas coisas são passadas pelos nossos ancestrais e uma delas são as histórias do folclore, as lendas, que variam de região para região. Os mitos são muitos e só passeando pelo Brasil para você entender um pouco das estórias que circulam. O que se sabe é que, de fato, tudo são lendas e não há comprovações que os personagens que conhecemos por aí estejam de fatos vivos ou que tenham existido.

Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos (Foto Ilustrativa)

Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

Lendas do folclore, mitos e contos folclóricos: As lendas nada mais são do que histórias contadas por pessoas e que conseguem ser faladas por muitas outras durante muito tempo. Normalmente as lendas são compostas de fatos reais e históricos onde acontecimentos imaginários também acontecem. Além disso, as lendas servem para explicar acontecimentos misteriosos e ou sobrenaturais.

Leia mais informações sobre: FOLCLORE BRASILEIRO: TUDO QUE VOCÊ QUER SABER

Mitos do Folclore

Os mitos servem para passar conhecimento alertando as pessoas sobre os perigos ou defeitos e qualidades do seres humanos. Há uma mistura entre Deuses, heróis e personagens sobrenaturais onde se juntam com fatos reais dando assim sentido a vida e no mundo.

Personagens mais conhecidos

Um dos personagens mais conhecidos no Brasil é o boitatá, que é cobra de fogo que tem por objetivo proteger as matas e os animais, tem a força para perseguir e matar qualquer pessoa que maltrate a natureza. A origem do Boitatá é indígena, existem relatos do mesmo em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá ficou conhecido como “fogo que corre”.

Boto é a lenda de um homem que encanta as mulheres e depois mergulha no rio ou mar (Foto Ilustrativa)

Outro famoso é o o Boto. Homem jovem, bonito e charmoso encanta mulheres em bailes e festas. Depois de seduzi-las, ele convida as moças para beira de um rio e as engravida. Antes que a madrugada chegue, ele mergulha nas águas do rio e se torna um boto. A origem do Boto surgiu na Amazônia.

Curupira é outra lenda bem conhecida (Foto Ilustrativa)

Quem ainda não conhece o curupira? Seguindo o mesmo princípio do Boitatá, curupira é outro protetor das matas e dos animais silvestre. Curupira é um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. E o lobisomem? Bastante conhecido, o lobisomem surge em várias regiões ao redor do mundo. Segundo o mito, um homem foi atacado por um lobo na noite de lua cheia, porém não morreu, como efeito todas as noites de lua cheia ele se transforma no lobisomem, metade homem metade lobo. Apenas um tiro de bala de prata no coração do animal pode matá-lo.

Leia mais informações sobre: ATIVIDADES INFANTIS PARA O FOLCLORE

Outros personagens

Corpo-seco: Uma assombração que surge nas estradas assustando assim todos que passam por lá. Quando vivo, este homem foi uma pessoa má, cheia de rancor e ódio no coração. Depois que morreu teve sua entrada nos céus rejeitada ficando assim perambulando como alma penada. Pisadeira: Segundo a lenda, é uma velha de chinelos que surge nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, deixando-as sem ar. Dizem que ela aparece quando as pessoas vão dormir de estômago cheio.

Mula sem cabeça é uma lenda espalhada em todo o Brasil (Foto Ilustrativa)

Ainda tem a  mula-sem-cabeça. Uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, nas noites de quinta para sexta-feira a mulher se transforma num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solto fogo pelas narinas. E anote ainda a estória sobre a  mãe-de-ouro, bola de jogo mostra onde as jazidas de ouro se encontram. Em outros locais conta-se que a Mãe-de-Ouro é uma mulher luminosa que voa, já em outros locais acredita-se que ela possui a forma de uma mulher linda que mora numa caverna, e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

E pra finalizar o famoso Saci-pererêUm menino negro de uma perna só. Acompanhado sempre de seu cachimbo e com um gorro vermelho o qual lhe dá poderes sobrenaturais. Adora aprontar travessuras e acha engraçado isso. Gosta de espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Recomendado para você

Educação

Regras ABNT atualizadas para TCC e Monografias 2017

Comentários

77 respostas para “Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos”

  1. Karla disse:

    Boa Tarde Viuslaine tudo bom, muito bom mesmo , estamos providenciando um novo artigo sobre lendas e folclore, mitos e contos folclóricos 2014 e com mas informações sobre o mesmo .
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atenta em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  2. viuslaine oliveira disse:

    estou estudando foclore

  3. maria de fatima disse:

    muito bom , quero conhecer mas

  4. maria do carmo pereira disse:

    eu adorei mim ajudou agradeço;

  5. BEZINHA disse:

    EU GOSTO DE LER ESSAS LENDAS

  6. Paty Ribeiro disse:

    legais e muito assustadoras, muito assustadoras.

  7. duda disse:

    adoreii me ajudou muito na tarefa

  8. mikaelly disse:

    gosto mtu desse contos folcloricos eu acho interesante

  9. Shirley disse:

    Vitoria,

    Bem lembrado!! a Lenda da Mãe D’água. Vamos incluir!!

    Abraço.

  10. vitoria disse:

    vc esqueceu da mae da agua

  11. alessandra barbosa disse:

    inesquesível essas lendas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ok!

  12. sabrina disse:

    kkkkkkkk eu adoro o folclore. o folclore é com migo

  13. Rosangelamartinscordeiro disse:

    eu gostei mais da lenda da mula sem cabeça e do curupira belo site

  14. joão victor disse:

    eu gostei do curupira e boitata: porque eles protege as matas e os animais

  15. eduarda disse:

    acho qe vai ser o melor da turma.

  16. LAURA BEATRIZ disse:

    COMO AS LENDAS SAO ESPIRADAS

  17. LAURA BEATRIZ disse:

    COMO É LEGAL ESSAS LENDA DO NOSSO FLOCLORE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *