Dicas de temas de atualidade, Enem 2012

PUBLICIDADE
O preparo para a redação também deve fazer parte da rotina de estudos do candidato que almeja ter um bom desempenho no Enem 2012. (Foto: Divulgação)

O candidato que busca um bom desempenho no Enem (Exame Nacional do ensino Médio) deve estar antenado às questões da atualidade. Isso porque boa parte dos assuntos hoje em evidência na mídia nacional e internacional pode ser usada para o tema da redação.

Além de estudar os conteúdos sobre matemática, português, história, geografia, física, química e biologia, o aluno deve manter uma rotina diária de leitura. Assim, ele vai ficar por dentro dos fatos mais importantes que estão acontecendo no Brasil e no mundo e será capaz de interpretá-los, podendo relacionar essas novidades com os tópicos das outras disciplinas.

O estudante que mantém o olho no noticiário chega para fazer a prova mais bem informado, munido de dados que podem enriquecer sua argumentação. Sem um bom repertório fica difícil elaborar um texto convincente e dar um desenvolvimento lógico a sua escrita.

PUBLICIDADE

Veja também: Redação do Enem – o que é avaliado e como fazer uma redação.

Manter o olho no noticiário é importante para a obtenção de dados que, na hora da prova, podem enriquecer sua argumentação. (Foto: Divulgação)

Entretanto, os professores orientam que o candidato deve filtrar os assuntos mais importantes do noticiário. Após identificar os tópicos de maior relevância, o próximo passo é aprofundar-se nesses temas, buscando novas informações através de jornais, revistas, sites etc.

Durante a leitura, o aluno não deve se preocupar em decorar datas, nomes ou acontecimentos específicos. O importante é interpretar a notícia e formar sua própria opinião sobre os fatos. E como faltam apenas alguns meses para o Enem 2012, é bom você começar sua preparação desde já. Para lhe ajudar, separamos alguns dos temas que podem aparecer na hora da prova. Confira!

Confira algumas Dicas de como estudar para o Enem.

PUBLICIDADE

Temas de atualidade Enem 2012

Temas sobre meio ambiente, fontes de energia e tecnologia são alguns dos que podem aparecer na prova deste ano. (Foto: Divulgação)

• Fonte de energia – a questão energética sempre marca presença nos exames e vestibulares. Para ficar por dentro do assunto, o ideal é fazer um estudo detalhado sobre as vantagens e desvantagens das principais fontes de energia usadas atualmente, vendo quais são os impactos que elas podem causa na sociedade e no meio ambiente.

• Meio ambiente – os problemas ambientais também estão em destaque dentro e fora do país. No Brasil, o assunto tem como uma de suas frentes de discussão o novo Código Florestal, que divide ambientalistas e ruralistas. Já o Rio+20, confêrencia que aconteceu neste mês na capital Fluminense, serviu para colocar o tema na esfera política e fomentar o debate sobre desenvolvimento sustentável.

PUBLICIDADE

• Internet – o crescimento no uso da internet tem alimentado a discussão sobre o impacto da tecnologia no nosso dia a dia. Vale lembrar que o assunto foi alvo da redação na última edição do Enem, com o tema “Viver em rede no século XXI”. Para este ano, o aluno deve procurar refletir sobre a utilização desta ferramenta como catalisador de mobilizações sociais, tomando como referência eventos mais recentes, como a Primavera Árabe, por exemplo.

Ainda podem aparecer no Enem 2012 temas de redação inspirados nos seguintes assuntos:

• Desastres naturais;
• Papel do Brasil no cenário internacional;
• Crise econômica mundial;
• Eleições municipais;
• Álcool x Trânsito;
• Bullyng e preconceito;
• Homofobia;
• Igreja evangélica no Brasil.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.