Programa de bônus da USP: como funciona

A USP (Universidade de São Paulo) tem um dos vestibulares mais concorridos do país. Diante das inúmeras dificuldades impostas pelo seu exame, qualquer ajuda…

Programa visa ampliar a presença da universidade nas escolas públicas. (Foto: Divulgação)

A USP (Universidade de São Paulo) tem um dos vestibulares mais concorridos do país. Diante das inúmeras dificuldades impostas pelo seu exame, qualquer ajuda é muito bem vinda para o candidato que deseja ingressar na instituição.

Uma forma de você aumentar a chance de ser aprovado em seu processo seletivo é participando do PASUSP (Programa de Avaliação Seriada da USP), criado com o objetivo de ampliar a presença da universidade nas escolas públicas.

Conheça também o vestibular seriado da UPE.

Como funciona

O programa converte o desempenho do estudante em bônus para as próximas avaliações.(Foto: Divulgação)

Podem participar da iniciativa alunos do 2º ano do Ensino Médio matriculados em colégios da rede pública. O programa converte o desempenho obtido pelo estudante no exame em bônus para as próximas avaliações.

O bônus alcançado por alunos matriculados no 2º ano (até 5%) é somado ao resultado do ano seguinte. Depois, o total obtido em suas duas participações (até 15%) é aplicado ao próximo vestibular. Com isso, a universidade amplia a oportunidade de acesso ao ensino superior entre os jovens da rede pública e os incentiva a se prepararem para a prova mais cedo.

O bônus é conquistado de acordo com o seu desempenho na primeira fase da Fuvest. Portanto, quanto melhor for o seu rendimento, maior será a sua pontuação e a sua chance de ingressar num das melhores universidades da América Latina. A inscrição no programa ainda concede ao candidato a oportunidade participar do vestibular sem pagar a taxa de inscrição.

Programa de bônus da USP 2013

As inscrições para a edição deste ano vão até o dia 15 de agosto.(Foto: Divulgação)

Os interessados já podem se inscrever para o PASUSP 2013. O primeiro passo é se cadastrar como usuário na página da Fuvest. Em seguida, você deve fazer o login no site com o seu CPF e senha e clicar no item do programa de bônus.

Leia Também:  Bolsa de estudo para MBA nos Estados Unidos

Então, é só preencher um formulário com alguns dados, como ano de conclusão do ensino médio e nome da escola. Ainda é preciso responder a um questionário de avaliação socioeconômica e confirmar as informações digitadas. Lembrando que as inscrições no PASUSP terminam no dia 15 de agosto.

Veja também: Unesp, vestibular 2013 – inscrições, cursos.

Depois de estar cadastrado no programa, você tem que realizar a sua inscrição no vestibular da FUVEST (neste caso, a inscrição é gratuita), cujo prazo vai do dia 14 de agosto a 10 de setembro. A prova da primeira fase será aplicada no dia 25 de novembro e terá 90 testes de múltipla escolha para serem respondidos em, no máximo, 5 horas.

Vale destacar que a sua inscrição no programa não garante a sua participação no vestibular. Maiores informações estão disponíveis no site www.prg.usp.br.

Top