Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Higiene íntima durante a gravidez: dicas

Higiene íntima durante a gravidez: dicas

A gestação é uma fase de diversas mudanças na vida da mulher e que necessita de muitos cuidados. Entre eles estão os cuidados com a pele, com os cabelos, com o ganho de peso e com a região genital. Conheça algumas dicas de como realizar a higiene íntima durante a gravidez.

A gestação é uma fase que necessita de cuidados. (Foto: divulgação)

Higiene íntima durante a gestação

A mulher gestante deve ter muitos cuidados com o corpo, de modo a evitar qualquer problema de saúde. Entre eles, a manutenção da higiene íntima é a principal. Ela deve ser mantida desde os primeiros meses de gestação, visto que nesse início, a barriga ainda não atrapalha todo o processo. Antes de tudo a mulher deve ter em mente que o corpo, durante a gestação, sofre por mudanças naturais, como o aumento na quantidade de pelo, da produção das glândulas sebáceas e da quantidade de secreção vaginal.

Contraindicações da higiene íntima

Sabe-se que a higiene íntima é um cuidado essencial durante a gestação. Porém, a gestante deve evitar a higiene realizada com ducha. Isso porque esse processo facilita a ascensão de microrganismos do meio externo para a região interna da vagina, podendo atingir o útero. Como consequência, a gestante pode apresentar corrimentos ou mesmo, aumentar o risco de trabalho de parto prematuro.

Conheça as dicas para realizar a higiene íntima na gestação. (Foto: divulgação)

Protegendo o bebê com a higiene íntima

Como foi anteriormente mencionado, a gestação é uma época que o organismo da mulher sofre diversas mudanças. Entre elas, a resistência do organismo se torna mais baixa, facilitando a existência de infecções oportunistas. Por isso, a melhor forma de evitar as infecções é através de uma boa higiene. Conheça abaixo algumas dicas para ter uma higiene íntima na gestação.

  • A gestante deve realizar a lavagem da região genital com um sabonete neutro, evitando os que tenham perfume. Para obter os benefícios, a mulher pode realizar a limpeza uma vez ao dia.
  • É importante lavar aa região anal após as evacuações, ao invés de utilizar papel higiênico.
  • Durante a gestação, a mulher deve evitar o uso de produtos que possam causar irritação na região genital. Entre eles, podemos citar: os absorventes, os desodorantes e os lenços umedecidos.
  • A gestante deve optar pelo uso de roupas íntimas com material de algodão.
  • Lavar as mãos logo após urinar e evacuar é essencial para manter uma higiene adequada.
  • Evitar o uso de roupas apertadas também é importante para a manutenção da higiene íntima.

    As gestantes devem evitar o uso de produtos, como o absorvente, que podem prejudicar a higiene íntima. (Foto: divulgação)

A gestação é uma fase de diversas mudanças na vida e no corpo da mulher. Devido a isso, é necessário que a gestante siga alguns cuidados, incluindo a manutenção da higiene íntima. Após conhecer algumas dicas de como realizar a higiene íntima durante a gestação, é importante seguir as orientações e obter as vantagens.

Recomendado para você
Bem Estar

Botas femininas inverno 2017

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *