Menu

Saúde

Atualizado em 18 de agosto de 2013, às 13:10 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Higiene íntima durante a gravidez: dicas

A gestação é uma fase que necessita de cuidados. Conheça as dicas de como realizar a higiene íntima na gestação.

A gestação é uma fase de diversas mudanças na vida da mulher e que necessita de muitos cuidados. Entre eles estão os cuidados com a pele, com os cabelos, com o ganho de peso e com a região genital. Conheça algumas dicas de como realizar a higiene íntima durante a gravidez.

649727 A gestação é uma fase que necessita de cuidados. Foto divulgação Higiene íntima durante a gravidez: dicasA gestação é uma fase que necessita de cuidados. (Foto: divulgação)

Higiene íntima durante a gestação

A mulher gestante deve ter muitos cuidados com o corpo, de modo a evitar qualquer problema de saúde. Entre eles, a manutenção da higiene íntima é a principal. Ela deve ser mantida desde os primeiros meses de gestação, visto que nesse início, a barriga ainda não atrapalha todo o processo. Antes de tudo a mulher deve ter em mente que o corpo, durante a gestação, sofre por mudanças naturais, como o aumento na quantidade de pelo, da produção das glândulas sebáceas e da quantidade de secreção vaginal.

Contraindicações da higiene íntima

Sabe-se que a higiene íntima é um cuidado essencial durante a gestação. Porém, a gestante deve evitar a higiene realizada com ducha. Isso porque esse processo facilita a ascensão de microrganismos do meio externo para a região interna da vagina, podendo atingir o útero. Como consequência, a gestante pode apresentar corrimentos ou mesmo, aumentar o risco de trabalho de parto prematuro.

649727 Conheça as dicas para realizar a higiene íntima na gestação. Foto divulgação Higiene íntima durante a gravidez: dicasConheça as dicas para realizar a higiene íntima na gestação. (Foto: divulgação)

Protegendo o bebê com a higiene íntima

Como foi anteriormente mencionado, a gestação é uma época que o organismo da mulher sofre diversas mudanças. Entre elas, a resistência do organismo se torna mais baixa, facilitando a existência de infecções oportunistas. Por isso, a melhor forma de evitar as infecções é através de uma boa higiene. Conheça abaixo algumas dicas para ter uma higiene íntima na gestação.

  • A gestante deve realizar a lavagem da região genital com um sabonete neutro, evitando os que tenham perfume. Para obter os benefícios, a mulher pode realizar a limpeza uma vez ao dia.
  • É importante lavar aa região anal após as evacuações, ao invés de utilizar papel higiênico.
  • Durante a gestação, a mulher deve evitar o uso de produtos que possam causar irritação na região genital. Entre eles, podemos citar: os absorventes, os desodorantes e os lenços umedecidos.
  • A gestante deve optar pelo uso de roupas íntimas com material de algodão.
  • Lavar as mãos logo após urinar e evacuar é essencial para manter uma higiene adequada.
  • Evitar o uso de roupas apertadas também é importante para a manutenção da higiene íntima.

    649727 As gestantes devem evitar o uso de produtos como o absorvente que podem prejudizar a higiene íntima. Foto divulgação Higiene íntima durante a gravidez: dicasAs gestantes devem evitar o uso de produtos, como o absorvente, que podem prejudicar a higiene íntima. (Foto: divulgação)

A gestação é uma fase de diversas mudanças na vida e no corpo da mulher. Devido a isso, é necessário que a gestante siga alguns cuidados, incluindo a manutenção da higiene íntima. Após conhecer algumas dicas de como realizar a higiene íntima durante a gestação, é importante seguir as orientações e obter as vantagens.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.