Menu

Bichos

Atualizado em 8 de agosto de 2012, às 9:15 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Fotos de cães da raça Pug

Originário da China, o Pug é um cão bastante amistoso, dócil e que se dá bem até com os gatos. É uma excelente opção de cão de companhia.

O visual exótico, o rabo em espiral e o jeito diferente de latir são alguns dos atrativos a mais dos cães da raça Pug, que chamam a atenção por onde passam, principalmente quando há crianças por perto. De origem chinesa, eles são muito calmos, tranquilos, preferindo o sossego ao invés de brincadeiras e atividades físicas.

498962 fotos de caes da raca pug Fotos de cães da raça PugO Pug tem origem asiática e é bastante inteligente, além de fiel e companheiro (Foto: Divulgação)

Com a sua chegada à Europa, a partir do século XVI, a raça Pug se tornou um sucesso, principalmente entre os membros da realeza, que não pensavam duas vezes em exibir os animais em seus palácios. Eles eram utilizados como cães de companhia, assim como são classificados até hoje.

Veja também: Fotos de cães da raça Beagle

Características da raça Pug

498962 fotos de caes da raca pug 1 Fotos de cães da raça PugO Pug fez bastante sucesso entre a realeza europeia nos séculos passados, onde ganhou o título de cão de luxo (Foto: Divulgação)

O Pug é um cão muito dócil, inteligente e que detesta ficar sozinho, além de ser um pouco preguiçoso. Ele não gosta muito de correr e pular, dando preferência a ficar deitado ao lado do dono, características que facilitam a sua adaptação a ambientes internos, como apartamentos.

Porém, essas características podem levá-lo à obesidade, por isso é necessário que o dono faça caminhadas diárias com ele, de pelo menos, 20 minutos. Mesmo que ele não queira sair, é importante insistir, pois a atividade física é fundamental para a manter a boa saúde do Pug.

A convivência do Pug com crianças é considerada boa, apesar da sua aversão à agitação, que é muito comum na infância. Ele pode se dar melhor com pessoas mais idosas e que passam boa parte do tempo em casa. O Pug é tão sociável que se dá muito bem até com os gatos.

Ele é considerado um cão de pequeno porte e musculoso, medindo entre 25cm e 29cm, no caso dos machos, e de 50cm a 55cm, no caso das fêmeas, enquanto o peso costuma variar entre 6,5 kg e 11,5 kg. Já a pelagem é curta, fina, macia e lisa, geralmente encontrada nas cores preta, prateada ou abricó-castanho.

Outra característica marcante da raça é o latido um tanto quanto rouco, que mais se parece com uma mistura de roncos e grunhidos e às vezes é confundido com um engasgo do animal.

Confira: Fotos de cães da raça labrador

Cuidados básicos com os cães da raça Pug

O focinho achatado do Pug dificulta a sua respiração, deixando o cão ofegante. Por causa desse detalhe, ele não consegue ficar muito tempo em locais fechados, pois isso pode levá-lo a ter sérios problemas respiratórios. Além disso, você também deve saber que ele não gosta de altas temperaturas, portanto, evite deixá-lo em locais fechados e abafados.

De uma forma geral, outros cuidados importantes com os cães da raça Pug, são manter a dentição sempre limpa e livre do tártaro e fazer uma escovação semanal para cuidar da sua pelagem.

Cuidando bem dele, o Pug pode chegar a viver mais de 15 anos.