Menu

Decoração

Atualizado em 1 de maio de 2012, às 17:05 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Forro para casas: como escolher

O forro assegura a resistência e a durabilidade do teto, mas para que ele tenha um bom desempenho, é necessário saber qual o melhor material.
436002 Forro para casas como escolher 1 Forro para casas: como escolherForro de gesso cria um efeito sofisticado no teto.

A escolha do forro ideal para construir ou reformar a casa depende de vários fatores, como durabilidade, manutenção, iluminação, mão de obra, conforto e segurança. Esta estrutura é muito mais do que um tipo de revestimento usado no teto, servindo na verdade para definir os traços arquitetônicos e deixar os ambientes residenciais mais agradáveis.

Há várias versões de forro disponíveis a venda nas lojas de material de construção, mas antes de efetuar a compra de um determinado tipo de produto, é essencial conhecer as principais características dele e se informar sobre os meios de instalação. É importante lembrar que não basta o forro ser bonito, ele também precisa ser compatível com o orçamento.

Confira a seguir informações sobre os principais tipos de forro e faça a escolha dos produtos com mais facilidade.

Forro de madeira

436002 Forro para casas como escolher Forro para casas: como escolherO forro de madeira é uma opção muito aconchegante.

Saiba mais: Forro para teto residencial 

Para estruturar o forro de madeira, o proprietário da casa pode apostar em materiais resistentes e duradouros, como as réguas de cedrinho, perobinha, angelim e jatobá. Lembrando que quando a madeira recebe o devido tratamento, ela está livre de pragas, como o cupim.

Forro de bambu
Trata-se de uma opção de forro ecologicamente correta, natural e que ajuda a deixar a decoração aconchegante.  Os pedaços de bambu contribuem com o isolamento acústico da área e não ameaçam a residência com infiltrações, já que contam com a proteção de uma placa de cimento amianto e uma manta asfáltica.

Forro de gesso
O uso de forro de gesso no teto permite um acabamento mais sofisticado, clean e moderno. O material tem um visual maravilhoso quando combinado a iluminação, além de adquirir uma estética diferente dependendo do projeto, como é o caso do trabalho com gesso acartonado. Além de imprimir a sua elegância na decoração, este tipo de forro também é leve, flexível e não causa tanta sujeira na hora de instalar.

Forro de PVC

436002 Forro para casas como escolher 2 Forro para casas: como escolherForro de PVC

As réguas de PVC permitem a montagem de um forro resistente, durável e capaz de contribuir com o isolamento termoacústico da área. O plástico se revela tão versátil que pode imitar a aparência de outros materiais, como é o caso da madeira.

Forro metálico
A estrutura tem como finalidade explorar a estética do aço, deixando o espaço mais bonito e moderno. O material é fácil de ser instalado e removido, resiste à umidade, mas o seu desempenho no isolamento termoacústico não é satisfatório. O forro metálico é muito usado em ambientes comerciais.

Aproveite as dicas e, em caso de dúvidas, peça ajuda a um arquiteto.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.