Menu

Saúde

Atualizado em 3 de outubro de 2012, às 11:41 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dormir mais horas de sono pode evitar diabetes em jovens

Jovens que dormem pelo menos 7 horas por dia estão menos propensos a ter diabetes, em comparação com aqueles que desfrutam de um sono insuficiente.

Uma boa noite de sono contribui com a saúde e ajuda a prevenir o diabetes tipo 2, uma doença crônica que tem se tornado cada vez mais comum. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que dormir mais horas de sono pode evitar diabetes em jovens. A descoberta foi publicada no periódico Sleep.

522364 Dormir mais horas de sono pode evitar diabetes em jovens 2 Dormir mais horas de sono pode evitar diabetes em jovensDormir mais reduz chances de desenvolver resistência à insulina. (Foto:Divulgação)

Sono mais longo reduz risco de diabetes

Para descobrir que o sono mais longo reduz o risco de diabetes, os pesquisadores acompanharam 245 adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos. Foram coletadas amostras de sangue dos participantes, que também tiveram que elaborar um diário de sono, no qual relataram os hábitos durante uma semana.

Depois de avaliar as informações detalhadamente, os estudiosos de Pittsburgh descobriram que os adolescentes dormiam, em média, 6,4 horas por dia. Constatou-se também que o sono tinha duração significativamente menor dos dias de semana.

A pesquisa norte-americana mostrou que dormir pouco é um hábito diretamente associado à resistência a insulina, fator que aumenta as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Se os adolescentes que participaram da pesquisa começassem a dormir pelo menos sete horas por dia, melhorariam o quadro em até 9%.

522364 Dormir mais horas de sono pode evitar diabetes em jovens Dormir mais horas de sono pode evitar diabetes em jovensAdolescentes que dormem ao menos 7 horas possuem 9% menos chances de desenvolver resistência insulínica. (Foto:Divulgação)

A insulina é um hormônio produzido pelo organismo para reduzir o açúcar no sangue. Quando as células não conseguem responder a este componente, o indivíduo apresenta acúmulo de glicose no sangue, ou melhor, a resistência insulínica. Em consequência desta condição, o jovem desenvolve diabetes na fase adulta e precisa tomar diversos cuidados com a sua rotina.

De acordo com Karen Matthews, coordenadora do estudo, é a primeira vez que uma pesquisa relaciona o sono à incidência de resistência insulínica. Ela alertou ainda sobre a importância de adotar novas políticas de saúde para melhorar a saúde metabólica dos adolescentes, que precisam de incentivo para fazer atividades saudáveis.

Saiba mais: Dormir pouco aumenta ritmo de envelhecimento do cérebro

Os prejuízos de dormir pouco

Além de elevar o risco de diabetes, as poucas horas de sono também podem resultar em outros prejuízos, que comprometem a saúde e o bem-estar. Veja:

522364 Dormir mais horas de sono pode evitar diabetes em jovens 1 Dormir mais horas de sono pode evitar diabetes em jovensJovens que dormem pouco podem ser prejudicados na escola. (Foto:Divulgação)

- Dormir pouco engorda, pois reduz a capacidade do corpo de queimar calorias;

- A falta de uma boa noite de sono aumenta o apetite por alimentos gordurosos;

- Pessoas que não dormem pelo menos 8 horas por dia se sentem mais cansadas e sofrem com o déficit de produtividade;

- Dormir pouco aumenta os riscos de derrame, ataques cardíacos e câncer mais agressivo.

Veja também: Dormir pouco pode aumentar riscos de câncer de mama

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.