Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Doenças transmitidas pelo ar: quais são

São diversas as doenças que podem ser transmitidas pelo ar. Conheça logo abaixo quais são elas.

Você conhece as doenças transmitidas pelo ar: quais são? Ter conhecimento disso é super importante e pode realmente salvar sua vida, evitando e com cuidados necessários para este fim de preservar a existência. Ter acesso a esse tipo de informação é fundamental para todos, principalmente quando o clima está mais propícios e as pessoas acabam pegando as doenças.

Doenças transmitidas pelo ar quais são (Foto: Exame/Abril)

Doenças transmitidas pelo ar quais são (Foto: Exame/Abril)

Doenças transmitidas pelo ar: quais são

Separamos então abaixo as doenças transmitidas pelo ar: quais são e com os detalhes sobre a doença você vai saber como evitar, principalmente em época de frio e com o tempo seco, quando  muitas doenças se espalham mais rapidamente.

Saiba mais informações sobre: Manter as mãos limpas é mais importante que tomar banho

Microrganismos transmitidos pelo ar

Não são apenas as doenças ocasionadas por microrganismos que podem ser transmitidas pelo ar, as alérgicas também são. Isso porque elas podem ser manifestadas pela:

  • Poeira;
  • Fungos;
  • Pelos de animais;
  • Fumaça;
  • Odores incomuns como a cola de sapateiro ou perfumes.

Dentre as enfermidades alérgicas, as mais comuns entre elas são a rinite e a bronquite asmática.

Crianças sofrem com o problema (Foto: Reprodução/Crescer)

Leia também mais informações sobre: Vacinas que os adultos devem tomar

Rinite alérgica – é um processo inflamatório de origem alérgica que ocorre nas vias nasais e se manifesta por espirros, produção excessiva de secreção pelo nariz e coceira nos olhos, acompanhado de vermelhidão.

Bronquite asmática – também é um processo inflamatório de origem alérgica que ocasiona obstrução e dificulta a passagem de ar pelas vias respiratórias. Como manifestação, o indivíduo pode apresentar chiados no peito e falta de ar. Seu aparecimento está intimamente ligado com mudanças climáticas.

A meningite é uma doença grave, que pode ser contraída através do ar. (Foto: Reprodução/Crescer)

Doenças ocasionadas por microrganismos

São diversos os problemas ocasionados por microrganismos, sendo eles bactérias ou vírus. Isso porque eles estão presentes no ar e são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças respiratórias.

Tuberculose – é uma doença extremamente contagiosa e pode manifestar sinais e sintomas em qualquer parte do organismo humano. No entanto, a mais comum entre elas é o acometimento pulmonar que pode ser transmitido através do ar. Como sinais e sintomas do acometimento pulmonar, a pessoa pode apresentar tosse por mais de três semanas, febre, palidez e emagrecimento, entre outros. Vale ressaltar que ela pode ser prevenida através da vacinação (BCG).

Meningite – essa doença afeta, como o próprio nome já diz, as meningites (membranas que protegem o sistema nervoso central). Como manifestação clínica a enfermidade pode apresentar febre, dor de cabeça, vômitos e dor na nuca. Sua contaminação ocorre através das vias aéreas, sendo transmitida pelo ar.

Gripe – a gripe é umas das doenças transmitidas pelo ar mais conhecidas no mundo. Assim, seus sinais e sintomas são muito conhecidos, sendo eles a febre, o mal-estar, as dores no corpo. No entanto, ela deve ser devidamente tratada, pois pode apresentar como complicações a pneumonia.

Poliomielite – essa doença é mundialmente conhecida por ocasionar paralisia infantil e é transmitida pelo ar ou por objetos contaminados. Ela deve ser tratada de maneira correta, pois, como foi anteriormente mencionado, pode trazer algumas manifestações físicas. Para prevenir a doença é preciso respeitar o programa de vacinação.

Sarampo – ele é uma doença conhecida pela vermelhidão que se manifesta no corpo da pessoa contaminada. Assim como as outras enfermidades, ela também é transmitida pelo ar. No entanto, ela pode ser prevenida através da vacinação.

Leia também mais informações sobre: Pneumonia – sintomas e diagnótico 

Doenças transmitidas pelo ar: quais são, confira mais informações (Foto: Reprodução/M de Mulher)

Vacinação é a melhor prevenção

Como foi falado, são diversos os tipos de doenças que podem ser transmitidas pelo ar. Porém, a maioria delas pode ser prevenida através da vacinação. Assim, siga o calendário de vacinas de maneira adequada, isso permitirá que você e sua família tenham defesas contra algumas dessas enfermidades.

Poluição também mata Doenças transmitidas pelo ar quais são 1

Poluição também mata Doenças transmitidas pelo ar quais são 1

Além disso, atitudes do cotidiano ajudam você evitar doenças. Cuidado com os ambientes fechados demais, o ar precisa circular para não ficar parado. Salas e locais públicos precisam de ventilação e isso é um direito a saúde, mesmo que esteja frio. Acontece muito isso em ônibus, quando as pessoas ficam com frio e fecham todas as janelas do ambiente, é aí que ocorre a contaminação frequente de doenças respiratórias.

Posso usar ar condicionado? Poder pode, mas tem dois pontos importantes que envolvem esta tecnologia incrível. Primeiro, tem que ter manutenção do filtro do ar condicionado. Muita gente esquece disso ou acha que limpar por fora adianta, mas não adianta. É um especialista que limpa isso e provavelmente tem que ser alguém autorizado da marca para evitar dor de cabeça posteriormente.

Em casos graves, acompanhamento no médico fundamental Doenças transmitidas pelo ar quais são 1

Em casos graves, acompanhamento no médico fundamental Doenças transmitidas pelo ar quais são 1

Outra colocação, use o ar condicionado no carro ou em locais pequenos que não tem muita gente. Do contrário, o ar condicionado pode ser um veneno pra você e um grande amigo para o vírus, que certamente vai ficar circulando centenas de vezes.

Quer mais dicas sobre saúde e bem-estar? Confira as novidades que postamos aqui diariamente e fique bem informado (a) aqui no Mundo das Tribos!!!

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL