Menu

Notícias

Atualizado em 27 de junho de 2012, às 10:34 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Doenças degenerativas: como prevenir, cuidados

As doenças degenerativas estão cada vez mais presentes em nosso meio. Saiba como preveni-las e quais cuidados devemos tomar.
474740 casal idosos bolinhas sabao Doenças degenerativas: como prevenir, cuidadosCom os cuidados necessários é possível envelhecer com saúde

Infelizmente, até o momento, não existe nenhum tratamento que cure a apresentação das doenças degenerativas. No entanto, através de algumas atitudes é possível preveni-las. Confira dicas que prometem ajudar muitas pessoas que passam por esse tipo de problema.

Compreendendo as doenças degenerativas

As doenças degenerativas são aquelas que apresentam como resultado a deterioração progressiva da saúde do individuo. Seu desenvolvimento tem ligação direta com a genética, sendo sua origem multifatorial. Assim, existe uma grande interação entre o comportamento humano (estilo de vida) e o ambiente em que ele vive.

O estilo de vida interfere no seu futuro

Segundo estudos, o desenvolvimento de doenças degenerativas está intimamente ligado ao hábito de vida das pessoas, assim como seus fatores de risco, dentre os quais podemos citar:

  • Dieta com alta taxa de gordura;
  • Sedentarismo;
  • Exposição a um ambiente tóxico;
  • Estresse;
  • Alimentação com baixo teor de nutrientes;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Etilismo.
474740 As doenças degenerativas são uma realidade do nosso meio. Doenças degenerativas: como prevenir, cuidadosAs doenças degenerativas são realidades em nosso meio

Vilões principais – radicais livres

Com a adoção de um estilo de vida pouco saudável obtém-se como resultado a produção de radicais livres. Eles são os principais responsáveis em trazer prejuízos a nossas células, colaborando com a antecipação do envelhecimento, assim como da manifestação de doenças degenerativas.

Uma alimentação rica em alimentos antioxidantes é o caminho!

Como mencionado, a presença de radicais livres é o que colabora com o desenvolvimento de doenças, inclusive as degenerativas. Entretanto, preveni-las é possível! Para isso basta realizar uma alimentação saudável. Ou seja, é necessário ingerir furtas e vegetais orgânicos, os quais contêm antioxidantes. Eles são essenciais no combate aos vilões do envelhecimento.

Conheça os alimentos que retardam o envelhecimento.

Inicie a prática de atividades físicas

Outra prática bastante recomendada e considerada ideal para quem pretende garantir saúde é a realização de atividade física, pois os exercícios colaboram com a produção de antioxidantes, servindo para prevenção de possíveis doenças futuras.

474740 Para ter um futuro livre de doenças é necessário manter uma vida saudáve. Doenças degenerativas: como prevenir, cuidadosAtividade física e dieta balanceada ajudam a ter uma vida mais saudável

A cada dia, o número de pessoas acometidas pelas doenças degenerativas só tende a crescer. Porém, felizmente, é possível evitá-las. Para isso basta adquirir um estilo de vida saudável, composto por uma alimentação rica em antioxidantes, em associação com a prática de atividade física. Além disso, é necessário abandonar alguns hábitos como o tabagismo, que afetam de forma negativa o organismo. Faça uma mudança na vida e obtenha resultados positivos.

Saiba as causas e tratamentos para a Doença de Alzheimer.