Conheça os alimentos que retardam o envelhecimento

Desde os primórdios, o homem tenta encontrar a “fonte da juventude” ou o “elixir da vida”, que afastaria a morte de todos os seres…

Por Editorial MDT em 05/02/2012

Desde os primórdios, o homem tenta encontrar a “fonte da juventude” ou o “elixir da vida”, que afastaria a morte de todos os seres humanos. Entretanto, essas lendas ainda não foram descobertas. Porém, o que os cientistas já podem nos dizer é quais são os alimentos que retardam o envelhecimento por causa das substâncias que eles contêm. Portanto, se você pretende viver por mais tempo e melhor, alimente-se deles constantemente.

O fruto vermelho, suculento e saboroso conhecido como tomate pode preservar os neurônios, evitando a sua degeneração com o passar dos anos. Sendo assim, para manter o seu cérebro funcionando coerentemente, livrando de doenças degenerativas como Mal de Alzheimer ou o Mal de Parkinson, coma tomates diariamente.

O tomate evita a degeneração nervosa (Foto: Divulgação)

Por conter vitamina A e selênio, a castanha-do-pará combate os radicais livres, responsáveis pela má-formação das células, reduzem o risco de problemas cardíacos, aumenta a eficiência do sistema imunológico e ainda regulariza o funcionamento da tireoide. No entanto, ela deve ser ingerida na quantidade certa, que é aproximadamente de 60 gramas diárias.

A castanha-do-pará combate os radicais livres (Foto: Divulgação)

A linhaça é riquíssima em ômega 3, que mantém o colesterol ruim sob controle, revitaliza funções mentais e deixa a pele mais rejuvenescida. Além da linhaça, peixes de água fria como salmões, atuns, sardinhas e trutas também são ricos nessa substância. Em menores proporções, os frutos do mar podem oferecer o ômega 3 ao organismo.

O salmão é uma das principais fontes de ômega 3 (Foto: Divulgação)

Além de ser um tempero indispensável, o alho é um ótimo protetor do nosso corpo, pois ele melhora o nosso sistema imunológico, previne contra o câncer e evita que sejamos infectados por fungos, bactérias e vírus.

Quem sabe se alimentar bem, não precisa ingerir remédios e vitaminas sintéticas, pois é da natureza que são retiradas as substâncias necessárias para termos vidas melhores e mais saudáveis. Sendo assim, se você pretende retardar o envelhecimento, não deixe de comer os alimentos citados acima, porque além de serem muito benéficos à saúde, são deliciosos. Lembre-se sempre desse ditado: “O peixe morre pela boca”. Do mesmo modo acontece com a pessoa que não sabe se alimentar bem.

Top