terça-feira, 4 de outubro de 2022 - 04/10/2022 03:45:18
MundodasTribos

O CPF cancelado pode acontecer quando uma pessoa física tem em seu nome dois números ativos, e a causa mais comum é esse cadastro acontecer por motivo de roubo do documento ou até mesmo um cadastro realizado com informações incorretas.

O ideal é manter seu CPF regularizado junto a receita federal, uma vez que trata-se de um documento de extrema importância, muito utilizado em diversas ocasiões do nosso dia a dia.

Se o seu CPF não se encontra regularizado ou cancelado, continue a leitura desse post para saber mais informações.

O que este artigo aborda:

Quais são os motivos para o cancelamento do CPF?

O CPF cancelado é aquele que aparece na situação cadastral do CPF como “duplicado”, ou seja, uma mesma pessoa possui dois cadastros diferentes em seu nome.

Quais são os motivos para o cancelamento do CPF

Fonte/Reprodução: original

Isso, como já dito, pode estar relacionado a um roubo ou furto de documentos, além de erros cadastrais da pessoa, que geralmente acontece na mudança de nome de solteira para casada, em casos de divórcio, ou uma medida administrativa/judicial, quando um juiz de justiça solicita o cancelamento do documento.

Por isso, em caso de roubo de seus documentos  é necessário realizar um registo de ocorrência junto à polícia, uma vez que caso seus documentos sejam utilizados de maneira indevida, o portador pode comprovar que não estava em posse da documentação.

Quais são as consequências de um cancelamento do CPF?

O CPF cancelado, assim como qualquer outra irregularidade neste documento pode acarretar diversos inconvenientes, entre eles a abertura de contas em banco, recebimento de benefícios, contratação de emprego, compra de bens como carros e imóveis, além de não poder solicitar passaporte, votar e participar de concursos públicos.

Ainda posso usar meu CPF se ele for cancelado?

Com o status de CPF cancelado ele não poderá mais ser utilizado. Nesse caso é necessário solicitar atendimento junto à Receita Federal para regularizar a situação e solicitar um novo número de CPF. Porém diferente de alguns outros tipos de status, onde é possível regularizar a situação o que se encontra cancelado não poderá ser ativo novamente.

Como regularizar o cancelamento do CPF?

Para regularizar o CPF cancelado, entre na página online da Receita Federal e clique em regularização de CPF. Feito isso, na página seguinte será necessário que você preencha algumas informações a fim de efetuar a sua regularização de maneira online.

Se preferir, vá presencialmente a uma agência da Receita Federal para solicitar a regularização de seu CPF cancelado com os seguintes documentos: Seu número de CPF, Identidade, título de eleitor e o boletim de ocorrência, caso tenha sido roubado ou furtado.

Como regularizar o cancelamento do CPF

Fonte/Reprodução: original

É importante ressaltar que caso já seja de seu conhecimento o que ocasionou o cancelamento de seu CPF você já poderá solicitar um novo documento, mas no caso de um cancelamento que não seja do seu conhecimento, nesta mesma agência você consegue ter acesso a maiores esclarecimentos após solicitar um documento novo.

Também é necessário pagar uma taxa no valor aproximado de R$ 7,00 para concluir toda a regularização do seu CPF cancelado e também é recomendado que periodicamente você realize uma consulta para verificar sua situação cadastral junto a receita.

Onde regularizar?

Para deixar o documento em dia e evitar o status de CPF cancelado, basta ir a uma agência da Receita Federal munido dos documentos necessários, ou solicitar a regularização diretamente no site.

O que acontece ao meu CPF se eu me mudar para outro país?

Caso você more em outro país, será necessário regularizar seu CPF junto a Repartição Consular Brasileira, que encaminhará a sua solicitação para a Receita Federal brasileira responsável por finalizar e processar seu pedido.

O que acontece com o meu CPF se eu morrer?

Em caso de falecimento, quando o registro de óbito é feito em cartório ele automaticamente já envia a notificação de falecimento aos órgão necessários a fim de solicitar o cancelamento de seus documentos.

Portanto, se deseja continuar com seu documento de CPF regularizado, verifique sempre o status de seu documento junto a Receita Federal e em caso de irregularidades, entre em contato para resolver as pendências e garantir que sua situação esteja sem pendências com o órgão.

O conteúdo "CPF Cancelado: como resolver?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Programas de Trainee 2011, Vagas para Trainee 2011

Programas de Trainee 2011, Vagas para Trainee 2011

Curso de Guia Turístico Gratuito

Curso de Guia Turístico Gratuito

Consórcio Imobiliário Itaú

Consórcio Imobiliário Itaú

E-commerce: a quem recorrer se a compra não chegar?

E-commerce: a quem recorrer se a compra não chegar?

Cursos EAD Senai Bahia

Cursos EAD Senai Bahia

Prefeitura de Anajás abre concurso 2015 com 337 vagas

Prefeitura de Anajás abre concurso 2015 com 337 vagas