bem-estar
Atualizado em 8 de abril de 2013, às 12:30Dieta Mediterrânea faz bem para o coração
A famosa dieta mediterrânea pode diminuir as chances das pessoas terem problemas cardiovasculares, principalmente acidente vascular cerebral (AVC), em pessoas mais velhas e com alto risco de sofrer esses problemas. Adicionar azeite de oliva, de preferência, em vegetais e peixes assados faz desse cardápio muito utilizado para emagrecer e manter a saúde em dia algo benéfico para o coração. Os resultados do estudo que mostra que a dieta mediterrânea faz bem para o coração foram publicados esta semana na versão online da publicação científica New England Journal of Medicine.
Leia mais sobre: Segredo da vida longa – Dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea faz bem para o coração (Foto: Divulgação)Metodologia das pesquisas sobre a dieta mediterrânea e benefícios para o coração
A pesquisa que relaciona a dieta mediterrânea com os problemas de coração durou cinco anos e envolveu cerca de 7.500 pessoas na Espanha. Aqueles que se alimentaram ao estilo mediterrâneo, com azeite de oliva e oleaginosas, obtiveram um risco 30% menor de ter problemas cardiovasculares graves em comparação com as pessoas que, mesmo orientados a seguir um cardápio com baixo teor de gordura, não excluíram muitos desses ingredientes da dieta.
O que é dieta mediterrânea?
Dieta mediterrânea na verdade é o consumo regular de peixe, frutas, frango, feijão, saladas, molho de tomate e vinho, com poucas quantidades de doces, bolos e biscoitos. Esse tipo de alimentação já era apontado para a manutenção da saúde do coração, porém, a pesquisa era baseada em estudos de observação.
A dieta mediterrânea tem como base peixes, frango e vegetais, além do azeite de oliva (Foto: Divulgação)Saiba mais sobre: Dieta mediterrânea – Globo Reporter 12/12/08
Os novos resultados são mais contundentes com relação a esse assunto porque a pesquisa é muito mais forte, já que as pessoas estudadas foram divididas em grupos de diferentes dietas e foram seguidas por um longo tempo e monitoradas de perto. Os médicos fizeram testes de laboratório para certificar se os voluntários que estavam na dieta mediterrânea estavam ingerindo mais azeite de oliva ou nozes do que o recomendado.
Grande parte dos voluntários da pesquisa estava tomando medicamentos para baixar o colesterol e a pressão arterial, e os cientistas não mudaram estes tratamentos, afirmou um dos líderes do levantamento, Ramon Estruch, do Hospital Clinic de Barcelona. Concluiu-se que a dieta funciona como um primeiro passo para prevenir problemas cardíacos “pensamos que dieta é melhor do que um remédio, porque tem pouco ou nenhum efeito colateral. A dieta funciona”, declarou Estruch.
+ bem-estar
Junte-se a nós
Últimas notícias do portal
-
Dicas para comprar o presente da mãe pela internet
[28/04/2013] -
Hostels recomendados em Barcelona
[28/04/2013] -
Pacotes de viagem para festas juninas 2013
[28/04/2013] -
Hostels recomendados em Buenos Aires
[28/04/2013] -
Receita de brigadeiro de copinho
[28/04/2013] -
Hostels recomendados em Lisboa
[28/04/2013]