Menu

Decoração

Atualizado em 18 de junho de 2012, às 15:34 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para decorar festa junina infantil

Para montar uma festa junina infantil bonita e charmosa, invista nos enfeites temáticos para compor a decoração.
468577 Decoração de festa junina infantil 1 Dicas para decorar festa junina infantilA festa junina infantil precisa ser lúdica e colorida.

A festa junina é um evento que marca os meses de junho e julho, garantindo alegria e diversão para todos os participantes. Os festejos assumem caráter tradicional em todas as regiões do país e procuram valorizar os principais traços culturais, envolvendo música, dança e culinária.

A comemoração da festa junina

A festa junina tem origem pagã, mas se tornou popular quando a Igreja Católica incorporou a sua simbologia. Hoje, os festejos que acontecem no Brasil servem para homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Além de celebrar as figuras dos santos populares, a comemoração também aquece as simpatias, as brincadeiras e os outros aspectos culturais.

Além das atrações que resgatam o estilo de vida caipira, como a quadrilha e a pescaria, a festa junina também adquire a sua identidade graças à decoração. O ambiente onde acontece o evento costuma ser ornamentado com enfeites típicos, deixando os convidados bem à vontade e acolhidos pela temática.

Na educação infantil, a festa junina assume significado especial para as crianças, que se vestem de caipirinhas para aproveitar a comemoração. A lista de atrações e a decoração do evento são responsabilidades dos professores e outros funcionários da escola, que precisam trabalhar com criatividade e bom gosto para que a festa junina satisfaça as expectativas dos alunos.

Dicas para decorar a festa junina infantil

468577 Decoração de festa junina infantil 2 Dicas para decorar festa junina infantilAs bandeirinhas coloridas são indispensáveis na decoração.

Para deixar o ambiente colorido e divertido, vale a pena apostar nos enfeites temáticos. A decoração pendente pode ser elaborada com as bandeirinhas coloridas (papel de seda, EVA ou plástico) e balões confeccionados com papel. Penduradas em um grande varal, elas garantem a montagem de uma atmosfera junina.

O visual do espaço da festa deve ser lúdico, criativo e de bom gosto, por isso todas as áreas devem ser bem decoradas. As paredes podem ganhar vida através dos painéis decorativos, que normalmente são construídos com EVA e valorizam os principais símbolos da data, como a fogueira e o casalzinho de caipiras.

Caso os pais sejam convidados para o arraiá, é importante distribuir mesinhas no espaço e decorá-las, usando toalhas com estampa xadrez e enfeites temáticos. As barraquinhas que garantem os quitutes e brincadeiras da festa também desempenham papel fundamental na decoração, por isso elas precisam ser bem instaladas no espaço sem prejudicar a circulação dos convidados. Quanto ao visual das barracas, é interessante optar por uma estética rústica confortável e resistente.

Você também vai gostar de ler: Festa de São João Decoração

A festa junina sem barraquinhas pode contar com uma grande mesa principal, na qual as crianças encontram quitutes típicos para se deliciar, como pipoca, bolo de milho verde, canjica, milho cozido, cocada, pé de moleque, biscoito de polvilho, entre muitos outros.

468577 Decoração de festa junina infantil Dicas para decorar festa junina infantilEspantalhos ajudam a compor a decoração da festa junina.

Existem enfeites capazes de interagir com as crianças, como é caso das peças confeccionadas com MDF. Ao adotá-las na decoração de uma festa junina infantil, o organizador consegue deixar os pequenos convidados mais fascinados com o tema. Em pontos estratégicos do ambiente da festa, é interessante também trabalhar com espantalhos, peças de palha, cestos de vime, fogueiras fictícias e têxteis de patchwork.

Não se esqueça de que, na hora de decorar uma festa junina infantil, a segurança das crianças deve estar em primeiro lugar. Por isso, nada de adotar atrações na festa que possam representar perigo.

Veja também: Roupas para festa junina infantil