Meditação: benefícios para a saúde

PUBLICIDADE
Com a meditação, os praticantes têm consciência do seu próprio corpo. (Foto: Divulgação)

A meditação é uma técnica milenar no oriente e somente agora os seus benefícios foram descobertos pela medicina ocidental. A palavra deriva do latim meditare, que significa voltar a atenção para dentro de si desligando-se do mundo exterior. O método pode ser feito facilmente e com somente duas sessões de 20 minutos por dia, a sua vida poderá mudar. Então, saiba quais são os benefícios da meditação para a saúde para começar a fazê-la imediatamente.

Entre as mais de 6 mil técnicas de meditação existentes no mundo, a transcendental foi a escolhida por pesquisadores norte-americanos, que estudaram 202 homens e mulheres idosos e hipertensos por 18 anos. No final, o método fez com que as mortes por câncer fossem diminuídas em 49%, as por problemas cardiovasculares em 30% e as provocadas por doenças em geral em 23%. Tal estudo foi publicado no periódico American Journal of Cardiology. A transcendental foi a eleita porque é mais fácil e simples de ser feita, além de apresentar resultados já nos primeiros minutos da prática. Com ela, o corpo pode descansar duas vezes mais que durante o sono, de acordo com especialistas.

Com a meditação, as ondas alfa do cérebro, relacionadas ao relaxamento, aumentam e, portanto, há uma diminuição no consumo de oxigênio, o que faz desacelerar os batimentos cardíacos. Assim, todo o metabolismo diminui, fazendo com que o organismo gaste menor energia para funcionar.

PUBLICIDADE
Com a meditação, o seu metabolismo diminui, fazendo o seu organismo gastar menos energia. (Foto: Divulgação)

Como muitos problemas de saúde estão altamente relacionados ao estresse, eles tendem a ser evitados ou mesmo a desaparecerem. O estresse faz com que hormônios como o cortisol se desequilibrem, inflamando as artérias. Então, aparece a hipertensão, que pode causar derrames e ataques cardíacos.

Além disso, a meditação contribui para a prevenção e o combate da ansiedade, da depressão, da dor crônica, dos sintomas da tensão pré-menstrual, da insônia e ainda ajuda pessoas a deixarem vícios como o tabaco e o álcool. E para melhorar, a técnica ainda oferece melhor raciocínio e concentração aos seus praticantes.

Sinta-se leve, feliz e sem problemas de saúde com a meditação. (Foto: Divulgação)

Para meditar, sente-se em uma cadeira com encosto de modo que os seus pés fiquem inteiros no chão e sem sapatos. Se preferir, sente-se sobre uma almofada na posição de lótus, ou seja, com as pernas cruzadas e a coluna ereta. Solte os ombros para não forçar os músculos e evite mudar de posição para poder se concentrar melhor.

Abaixe um pouco o queixo para que ele fique paralelo ao corpo e mantenha os olhos semi-abertos para poder se concentrar em algum objeto. A língua deve ser mantida no céu da boca para facilitar a passagem da saliva.

PUBLICIDADE

Por fim, coloque a mão direita sobre a esquerda e junte os dedões. As suas mãos precisam ficar sobre o seu colo. Então, comece a inspirar e a expirar o ar lentamente e sempre pelo nariz, concentrando-se em seus pulmões e abdome. Esqueça-se de tudo à sua volta e concentre-se somente no seu interior.

Com a meditação, é possível ter vários benefícios para a saúde. Além do mais, não há contra-indicações e qualquer pessoa pode praticá-la facilmente. Sendo assim, medite pelo menos duas vezes ao dia e sinta-se muito melhor por toda a sua vida.

PUBLICIDADE

 

 

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.