Menu

Notícias

Atualizado em 27 de fevereiro de 2013, às 17:25 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Descoberto continente perdido, dizem cientistas

Cientistas descobriram indícios de que existe um continente submerso no Oceano Índico.

Os mapas modernos dividem o planeta em seis grandes extensões de terra: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. No entanto, alguns cientistas descobriram recentemente indícios de um continente submerso.

587656 Descoberto continente perdido dizem cientistas 1 Descoberto continente perdido, dizem cientistasIlhas Maurício. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Viagens Para Ilha Mauricio

A existência de um novo continente

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriu vestígios de um novo continente. O território ‘perdido’ estaria submerso no Oceano Índico, perto das Ilhas Maurício e da Ilha da Reunião. O estudo contando sobre a descoberta do continente perdido foi publicado na revista científica Nature Geoscience.

O continente é considerado pequeno e pré-histórico, estando oculto embaixo de uma camada de lava no oceano. De acordo com os cientistas, a massa de terra se desprendeu de Madagascar há aproximadamente 60 milhões de anos. Na época, a ilha africana se afastava da Índia.

587656 Descoberto continente perdido dizem cientistas 2 Descoberto continente perdido, dizem cientistasNa época da Pangeia, todos os continentes eram unidos. (Foto:Divulgação)

Há bilhões de anos, a superfície da Terra estava agrupada em uma grande massa territorial, chamada Pangeia. Neste tempo remoto, os continentes ficavam juntos. O território perdido no oceano ficava entre a Índia e Madagascar.

O continente recém-descoberto foi batizado com o nome de Mauritia. Segundo os dados da pesquisa inicial, o território se fragmentou até se perder completamente no oceano. O continente se deslocou devido aos movimentos das placas tectônicas.

O continente perdido ficava entre Índia e Madagascar nos tempos da Pangeia. Hoje, os dois territórios pertencem a extensões de terra diferentes e estão localizados a 4.000 quilômetros de distância.

Mauritia: o microcontinente do Oceano Índico

Os cientistas descobriram a existência de Mauritia após acharem zircões na areia das praias de Maurício, formados há 1.970 e 600 milhões de anos. O material é um tipo de mineral encontrado em toda a crosta terrestre, capaz de sobreviver à erosão do solo. De acordo com as análises, este mineral apareceu na superfície quando a lava subiu pelo oceano, em consequência de erupções vulcânicas.

587656 Descoberto continente perdido dizem cientistas Descoberto continente perdido, dizem cientistasMapa marca a possível localização do continente submerso Mauritia. (Foto:Divulgação)

Os pesquisadores mantêm a esperança de que alguns pedaços de território perdido sobreviveram ao passar do tempo. Existe ainda uma forte suspeita de que a ilha de Seychelles, situada no meio do Oceano Índico, possa ser uma das partes de Mauritia.

Com as evidências de um novo continente, os cientistas estão animados para dar continuidade aos estudos. No entanto, é provável que uma grande parte de Mauritia esteja submersa. Os pesquisadores noruegueses ainda afirmam que as ilhas Maurício e Mascarenhas sobrepõem o continente perdido, que provavelmente está localizado a 10 quilômetros abaixo da superfície.

O projeto para conseguir chegar até o continente submerso terá alto custo de execução, o que está desmotivando os cientistas. Um dos pesquisadores lamentou: “Ninguém possui nem dinheiro nem estímulo suficiente para fazer esta perfuração”

Veja também: Cientistas descobrem planeta que pode abrigar vida