Cientistas descobrem planeta que pode abrigar vida

Redacao 14/09/2011 Brasil

Cientistas do Observatório Europeu do Sul, usando o telescópio Harps, no deserto do Atacama, no Chile, descobriram um planeta que possivelmente pode abrigar vidas. O planeta HD85512b (como foi nomeado cientificamente) orbita uma estrela da constelação de Vela e está a 36 milhões de anos-luz da Terra.

Para chegar a esta conclusão foram levadas em considerações algumas características, como por exemplo as temperaturas quentes do planeta, que variam entre 30 e 50 graus centígrados. Uma semelhança com a Terra é a umidade que também está presente no planeta descoberto. Possui uma massa de 3,6 maior que a do nosso planeta e está situado em uma região que os cientistas classificam como “habitável”.

Junto com o HD85512b foram descobertos outros 49 planetas, totalizando 50. Dessa lista, 16 são considerados como super-Terra, ou seja, planetas com uma massa maior que a Terra, porém menor que a de gigantes gasosos como Júpiter, que não possibilitam a existência de vidas.

Cinco planetas servirão como estudo intensivo dos cientistas, pois estes não possuem massa de 5 vezes maior que a Terra. Futuros telescópios examinarão estes planetas integralmente na busca de sinais de vidas.

A descoberta científica foi divulgada em um evento de astrônomos nos Estados Unidos e logo será publicada na Revista Cientifica Astronomy and Astrophysics.

Outros artigos

Celular da Hello Kitty Sony Ericsson

03/02/2011

Celular da Hello Kitty Sony Ericsson

Celulares de personagens são bem procurados hoje em dia no mercado, recomendamos que vocês realizem as suas buscas pelas opções em que estão disponíveis, é ...

Plano Nextel Rádio Controle

01/05/2012

Plano Nextel Rádio Controle

[caption id="attachment_436216" align="aligncenter" width="400" caption="A Nextel oferece diversos planos para atender a qualquer tipo de público"][/caption] Quan...