Search

Decoração De Festa Junina Como Fazer

A festa junina merece uma decoração temática. Aprenda a combinar os elementos juninos e fazer uma grande comemoração.
Google plus

Saiba tudo sobre Decoração de Festa Junina Como Fazer e confira dicas para tornar essa comemoração ainda mais especial. Colocando algumas ideias em prática, é possível criar uma deliciosa comemoração temática em casa, na escola, no sítio, na rua ou em um salão de eventos.

Decoração De Festa Junina Como Fazer. (Foto: Divulgação)

Junho é o mês das festas juninas, e apesar de os eventos acontecerem ao longo de todas as semanas, os arraiás se tornam mais frequentes entre os dias 20 e 30 de junho, valorizando tradições na montagem da festa e expressando traços culturais da melhor forma possível.

Decoração De Festa Junina Como Fazer

A festa junina merece uma decoração especial. (Foto: Divulgação)

Há várias formas de fazer a decoração para festa junina, e em todas elas, você sempre deve começar verificando as características do espaço onde acontecerá o evento. Uma decoração para salão fechado, por exemplo, não é a mesma para enfeitar uma festa ao ar livre.

Confira, a seguir, algumas dicas para decoração de festa junina.

Distribuição do espaço

O espaço da festa deve ser aproveitado da melhor forma possível. (Foto: Divulgação)

De modo geral, a festa junina precisa de cor, ilustrações temáticas e elementos que já são considerados tradicionais no arraial de São João brasileiro. As barraquinhas de comidas típicas precisam estar bem distribuídas no espaço, permitindo a circulação das pessoas. Uma área para a apresentação de danças e vários pontos para brincadeiras também são essenciais para uma boa festa junina, principalmente quando ela dispõe de terreno amplo.

Elementos coloridos

Decoração com pipocas. (Foto: Divulgação)

O colorido da decoração de festa junina está expresso em vários elementos, como os balões pendentes, varais com bandeirinhas, peças revestidas com retalhos de pano (patchwork), centros das mesas, barraquinhas e por fim no figurino das pessoas que participam da festa.

Para fazer as bandeirinhas e balões, normalmente se usa papel seda em várias cores. Depois que as peças ficam prontas, elas passam a constituir a principal decoração suspensa da festa e são penduradas em barbantes.

Use caixotes de madeira para decorar. (Foto: Divulgação)

Docinhos decorados. (Foto: Divulgação)

Valorização da atmosfera caipira

Use flores coloridas na decoração. (Foto: Divulgação)

Ao decorar a festa junina, é fundamental incorporar alguns elementos que fazem lembrar a atmosfera caipira, ou seja, o estilo de vida pacato do campo. As barraquinhas de comidas e bebidas cativam as pessoas que participam da festa com os seus sabores, com pratos como bolo de milho, pamonha, milho cozido, pipoca, curau, pé de moleque, entre outros.

É possível também organizar jogos e brincadeiras nas barraquinhas instaladas no espaço, e quando se diz respeito à decoração das barracas, vale a pena incorporar materiais como lona e palha para invocar o estilo rústico.

A carroça é um elemento cênico interessante. (Foto: Divulgação)

As próprias comidas típicas contribuem com a decoração. (Foto: Divulgação)

Abuse da palha e dos retalhos de pano

Bandeirinhas feitas com retalhos estampados. (Foto: Divulgação)

As ideias de decoração de festa junina valorizam a palha e os retalhos de pano, procurando deixar o evento com um visual robusto, aconchegante e típico do campo. É possível escolher alguns cantos estratégicos do espaço onde acontece a festa para decorar com cestas de vime, toalhas xadrez, enfeites de patchwork, espantalhos, gamelas cheias de milho verde, panelas de ferro, fogueira, chapéus de palha, entre outros elementos. Até mesmo frutas e legumes contribuem com a decoração quando adicionados de maneira adequada ao cenário de São João.

Utilize plaquinhas para decorar. (Foto: Divulgação)

Decoração junina: outras ideias

Usando materiais simples, é possível decorar bem a sua festa de São João (Foto: Divulgação)

Usando materiais simples, é possível decorar bem a sua festa de São João (Foto: Divulgação)

Para quem está querendo saber como decorar festa junina, outras dicas interessantes são:

  • Espalhar, pelo ambiente, imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro, os três santos do mês de junho, que podem ser coladas em cartazes, bandeirinhas ou em porta-retratos.
  • Fazer correntes de papel colorido e mesclá-las com os varais de bandeirinhas.
  • Crie um ambiente para jogos típicos de festa junina, como pescaria e jogo das argolas, entre outros.
  • Reserve, também, um espaço para as brincadeiras de festa junina, como corrida de saco, corrida com o ovo na colher, pular a fogueira (feita de papel laminado), bingo, etc.
  • Faça pequenas lembrancinhas de festa de junina, para entregar aos convidados. Elas podem ser feitas em saquinhos, caixinhas ou marmitinhas, com várias guloseimas e brindes.
  • Pregadores de roupa decorados são ótimos para prender as bandeirinhas.
  • Santinhos no palito, espiga de milho de papel crepom para doces ou pipocas, bandeja decorada com bandeirinhas e usar chapéu como bandeja são outras ideias interessantes.

Sobre a festa junina

A festa de São João tem fama por suas comidas típicas, brincadeiras e danças. Apesar de ter fortes raízes no Brasil, não foi por aqui que ela se originou. O evento começou a ganhar o seu formato na Europa e tinha como essência as crenças pagãs. Não demorou muito para que as festas juninas se popularizassem por todo Norte da Europa ainda em tempos de Idade Média.

No Brasil, a Festa de São João adquiriu identidade própria, valorizando os aspectos da cultura popular, principalmente no nordeste. As comemorações em louvor aos principais santos portugueses foram unidas aos costumes dos povos indígenas e afro-brasileiros, dando forma a uma festa junina sem dúvida multicultural.

Hoje, o dia de São João é comemorado em todas as regiões do país, sendo que cada estado tem suas características para montar a festa. Um dos principais elementos para organizar uma festa junina é a decoração, afinal, através dela que se torna possível mudar o cenário e criar uma atmosfera caipira, tal como manda a tradição.

E aí? Gostou das nossas dicas de decoração de festa de São João? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. fernanda 100% rebelde
    Publicado em 17/06/2012 às 12:14 PM [+]

    adorei a parte de comidas tipicas aliais a parte mas gostosa da festa é a comida que não pode faltar mas o principal é a diversão

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top