Pratos típicos de festa junina, sugestões, dicas

Nas festas juninas não podem faltar uma boa fogueira e bandeirinhas coloridas. Mas os destaques ficam por conta das comidas típicas. Canjica, maçã do amor, pé de moleque, bolo de milho, curau e pamonha são alguns dos pratos feitos para as festividades. Confira algumas receitas.

As festas Juninas são recheadas de pratos típicos (Foto: Divulgação)

As festas Juninas são recheadas de pratos típicos (Foto: Divulgação)

Delicias das Festas Juninas

Os pratos típicos que são presenças marcantes nas Festa Juninas são os grandes atrativos. Milhares de pessoas buscam por essas festas com a intenção de se divertir, e é claro, degustar os pratos típicos. São muitas variedades, praticamente impossível, provar todos em apenas uma noite de festa. Por isso levar para a casa é a melhor opção para poder sentir o sabor de cada um e ainda compartilhar com os familiares e amigos.

Pé de Moleque um dos doces preferidos nas festas juninas (Foto: Divulgação)

Pé de Moleque um dos doces preferidos nas festas juninas (Foto: Divulgação)

Pé de Moleque

Ingredientes

2 xícaras (chá) de amendoim torrado sem pele

 600 gramas de rapadura

 1 xícara (chá) de água

 Manteiga

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque a água e a rapadura cortada em pedaços. Deixe no fogo alto e mexa algumas vezes até que inicie a fervura. Pare de misturar e aguarde cozinhar até alcançar ponto de bala dura. Adicione o amendoim e tire do fogo. Com uma colher de pau, misture até a calda ficar mais escura e grossa. Passe o doce para uma superfície untada com a manteiga e espalhe, de preferência com o auxílio de uma espátula ou rolo. Corte em retângulos assim que começar a endurecer. Para conservar por mais tempo acondicione em um recipiente fechado depois que esfriar.

Canjica com amendoim (Foto: Divulgação)

Canjica com amendoim (Foto: Divulgação)

Canjica com amendoim

Ingredientes

250 gramas de canjica branca

1 lata de leite condensado

1 litro de leite

2/3 de xícara (chá) de amendoim torrado sem sal e triturado

Modo de preparo

Coloque a canjica de molho em água fria de um dia para o outro. Tire a água e leve para uma panela de pressão. Junte o leite condensado e o leite e deixe cozinhar durante 20 minutos, depois de pegar pressão. Se a canjica ainda estiver dura adicione leite e deixe cozinhar por mais tempo. Quando estiver pronto, tire do fogo, junte o amendoim e sirva quente. Para finalizar polvilhe canela em pó.

Bolo de Milho Cremoso (Foto: Divulgação)

Bolo de Milho Cremoso (Foto: Divulgação)

Bolo de milho cremoso

Ingredientes

 1 lata de milho escorrido

1 1/2 xícara (chá) de fubá ou milharina

3 ovos

 200 ml de leite de coco

 2 xícaras (chá) de açúcar

 3 xícaras (chá) de leite

 1/4 de xícara (chá) de óleo

 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

Bata o milho, o leite de coco, o fubá, o açúcar, os ovos, o óleo e o fermento no liquidificador. Coloque em uma forma com as medidas 20 x 28 cm untada com margarina. Asse em forno preaquecido a 180°C por 45 minutos ou até ficar dourado. Para servir polvilhe canela e açúcar.

Agora que você conhece as receitas dos doces típicos das Festa Juninas escolha o que mais gosta e faça para sua família.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply