Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados nos primeiros dias de vida do bebê

Cuidados nos primeiros dias de vida do bebê

Levar o bebê para a casa é um dos momentos mais felizes da mãe, principalmente as de primeira viagem. A partir desse momento ela terá total responsabilidade nos cuidados com o pequeno e vão surgir medos e dúvidas. Por isso é importante saber os cuidados nos primeiros dias de vida do bebê. Confira:

O recém nascido precisa de cuidados especiais em seus primeiros dias. (Foto: divulgação)

Preparando o ambiente

O primeiro cuidado importante é o ambiente onde o bebê vai dormir. Esse local deve ser preparado antes mesmo do nascimento do pequeno. Precisa ser um lugar longe do barulho e sem corrente de ar frequente, ou seja longe da janela. Por outro lado também não deve ser um local completamente fechado, abafado ou longe demais que não se possa ouvir a criança chorar.

Veja também os cuidados necessários ao passear com o bebê

Cuidados importantes com o bebê

Os principais cuidados com o recém nascido começam no colo. A forma como se carrega o bebê, segurando sempre a cabecinha para que ela não caia para trás. Confira outros cuidados importantes:

Unhas: corte as unhas para que o bebê não se arranhe. Se achar difícil ou tiver medo, coloque meias do bebê nas mãozinhas dele, para que não se machuque.

Banho: o banho pode ser dado a qualquer hora do dia, mas dê preferência aos momentos mais quentes e sem vento. Cuidado para não jogar água no rostinho do pequeno. É importante que a temperatura da água esteja ideal, não muito quente nem muito fria. Para verificar coloque o punho, que é uma região mais sensível para sentir a temperatura. Após o banho, limpe o umbigo com um cotonete e álcool 70%. Passe o cotonete seco logo em seguida, para que a região não fique úmida.

A água para o banho precisa estar em uma temperatura ideal. (Foto: divulgação)

Trocas de fralda: sempre que trocar a fralda procure limpar bem a região das nádegas do recém nascido. Se possível, passe um pano embebido em água morna e depois seque bem. Evite panos umedecidos perfumados, comprados. A cada troca de fralda é necessário limpar bem a região e passar pomada para prevenir assaduras. O talco também é uma boa opção. Ao colocar a fralda, deixe o umbigo de fora dela, para que ele não entre em contato com urina ou fezes e também não seja comprimido pelo elástico da fralda.

Cólicas: se o bebê tiver cólicas, pode ser administrada uma ou duas gotas de “dimeticona”. Uma forma mais fácil para dar o medicamento é colocar a gota em uma colher de café, bem pequena, e um pouco de água e vagarosamente dar para o bebê.

Hora de dormir: quando for colocar o bebê para dormir, coloque-o de barriga para cima. Vários estudos demonstraram que essa posição diminui as chances de morte súbita do bebê. Mas fique atenta caso o pequeno regurgite. Por isso, não deite a criança logo em seguida das mamadas, espere ao menos meia hora.

Leia mais sobre os cuidados com o umbigo do bebê.

Amamentação e avacuação: ofereça o leite quantas vezes o bebê quiser. Normalmente ele chora de fome. Não deixe a criança sem mamar mais de 3 horas seguidas, pois pode ocorrer hipoglicemia. Todas as vezes que a criança mama, no começo, ela evacua. São fezes líquidas ou pastosas, normalmente amareladas. Não diarreia, é o normal nos primeiros dias.

Que roupa colocar: os bebês são sensíveis à temperatura, por isso é importante tomar cuidado com as roupinhas dele. Lave as roupas com sabão neutro, para não dar alergias. Quando estiver calor, não há necessidade de colocar muitas roupinhas, isso é até perigoso, pois a criança pode desidratar. No frio, agasalhe-o bem, principalmente a cabecinha.

Meias nas maozinahs são importantes para evitar que o bebê se arranhe. (Foto: divulgação)

Existem diversos cuidados importantes nos primeiros dias. O ideal é tirar todas as dúvidas antes de sair da maternidade, caso isso não seja possível, faça uma lista de perguntas e vá ao pediatra ou ao posto de saúde. Cuidado com as dicas dadas por familiares, o ideal é sempre seguir o que o médico ou a enfermeira recomendou, pois são pessoas mais experientes no assunto. Fique calma, pois logo estará sabendo na ponta da língua os cuidados e não terá tanto medo

Recomendado para você
Beleza

www.torratorra.com.br, Site Torra Torra Roupas

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Roupas da moda 2018, tendências

Bem Estar

Tailleur feminino: o que é, dicas para usar

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *