Consumo de tomate diminui riscos de AVC

PUBLICIDADE

Um estudo, realizado pela Universidade do Leste da Finlândia, revelou que o consumo de tomate diminui os riscos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Este efeito protetor do alimento acontece devido à alta concentração de licopeno, que funciona como agente antioxidante no organismo. Os resultados completos do trabalho foram divulgados no periódico Neurology na última terça-feira (9).

Quem come tomate regularmente tem 55% menos chances de sofrer um acidente vascular cerebral. (Foto:Divulgação)

Tomate é aliado contra derrame

Para chegar à conclusão de que comer tomate diminui as chances de derrame, os pesquisadores avaliaram 1.031 homens, com idade entre 46 a 65 anos. Após medir os níveis de licopeno no sangue de cada participante, os estudiosos realizaram um acompanhamento durante doze anos. Ao longo deste período, 67 homens sofreram AVC.

Depois de analisar os dados, o estudo descobriu que os maiores níveis de licopeno na corrente sanguínea estão associados ao menor risco de sofrer AVC. Ou seja, se o indivíduo possui alta concentração desta substância no sangue, ele tem 55% menos chances de sofrer um acidente vascular cerebral, em comparação com as pessoas que possuem taxas mais baixas deste antioxidante.

PUBLICIDADE

A pesquisa finlandesa também descobriu que, dos 258 participantes que possuíam menores níveis de licopeno, 46 sofreram derrames. Por outro lado, dos 258 homens com as maiores taxas do antioxidante, apenas 11 tiveram este problema de saúde.

Saiba mais: Tomate ajuda a retardar o envelhecimento precoce

O tomate é uma fonte de licopeno, substância que reduz chances de AVC. (Foto:Divulgação)

De acordo com Jouni Karppi, coordenador do estudo, o trabalho foi capaz de medir os níveis de licopeno no sangue, mas não foi capaz de determinar uma quantidade ideal de tomate para consumir por dia. No entanto, ele afirmou que uma dieta rica em frutas e vegetais é algo decisivo para reduzir a incidência de acidente vascular cerebral.

O licopeno é um antioxidante poderoso, encontrado em grandes quantidades principalmente no tomate. Esta substância, além de proteger o corpo da ação dos radicais livres, também é responsável por dar a cor avermelhada ao alimento. As formas de preparo não fazem o tomate perder o componente antioxidante, pelo contrário, o calor do cozimento aumenta a disponibilidade de licopeno.

Outras fontes de licopeno são mamão papaia, melancia, goiaba e pitanga.

Os benefícios do tomate

O tomate previne câncer, combate envelhecimento da pele e controla o colesterol. (Foto:Divulgação)

Além de reduzir as chances de AVC, o tomate também garante outros benefícios para a saúde humana. Confira:

PUBLICIDADE

– Contribui com a prevenção do câncer de próstata e de pulmão;

– Estimula o metabolismo;

– Atua como diurético natural;

– Combate o envelhecimento precoce da pele;

– Auxilia na perda de peso;

– Controla o colesterol;

– Preserva a integridade das células.

Veja também outros benefícios do tomate para a saúde.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.