Dicas para escolher o que comer

Confira dicas para escolher o que comer em todas as refeições do dia. A sua dieta pode ser nutritiva e saudável, desde que você…

Confira dicas para escolher o que comer em todas as refeições do dia. A sua dieta pode ser nutritiva e saudável, desde que você saiba como fazer as escolhas alimentares corretamente.

Dicas para escolher o que comer. (Foto Ilustrativa)

Com a correria da rotina, as pessoas se esquecem da importância de comer direito. Elas acabam consumindo alimentos de preparo rápido, como é o caso dos congelados, e nem sempre isso é suficiente para suprir as necessidades do organismo. Para mudar essa realidade, é preciso considerar novas práticas alimentares.

Leia mais: Dicas de alimentação saudável 

Dicas para escolher o que comer

O Mundo das Tribos separou algumas dicas para escolher o que comer. Confira:

Pense na sua saúde

O primeiro fator que precisa ser levado em consideração na hora de escolher os alimentos é a saúde. O cardápio deve oferecer todos os nutrientes que o organismo necessita, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos.

Ao escolher os alimentos, coloque a saúde em primeiro lugar. (Foto Ilustrativa)

A alimentação saudável é variada, ou seja, ela contém representantes de todos os grupos alimentares e respeita a pirâmide nutricional. Em geral, ela propõe o consumo de carnes magras, cereais integrais, frutas, verduras e legumes. Já as frituras, doces e alimentos embutidos ficam de fora do cardápio.

Adotar uma dieta balanceada é fundamental para a saúde. As pessoas que comem direito previnem doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outros problemas.

Pense no objetivo do cardápio

Além de manter a saúde em dia, o cardápio pode ter um outro objetivo. Algumas pessoas fazem as escolhas alimentares pensando no emagrecimento, já outras são guiadas pela vontade de ganhar músculos. Em todo caso, vale a pena tomar cuidado para não se tornar vítima de uma dieta restritiva.

Leia Também:  Fotos de tubarões: espécies, tamanhos

Saiba mais: Alimentação saudável: como deve ser

Respeite os horários das refeições

Faça as refeições nos horários adequados. (Foto Ilustrativa)

Independente se você come em casa ou fora de casa, uma regra é essencial: os horários das refeições devem ser respeitados. Os nutricionistas recomendam comer de três em três horas, fazendo boas escolhas alimentares para o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. É muito importante fracionar a alimentação para estimular o metabolismo e evitar o acúmulo de gordura.

Evite tomar líquido com as refeições

Não é recomendado tomar líquido com as refeições, pois isso atrapalha o processo digestivo e desencadeia inchaço abdominal. No entanto, é fundamental que você consuma no mínimo 1,5 litro de água por dia, bebendo sempre nos intervalos das refeições.

Faça substituições inteligentes

Pense em substituições inteligentes para o seu cardápio. (Foto Ilustrativa)

Se você pretende emagrecer, então experimente fazer substituições inteligentes na hora de montar um prato no restaurante ou mesmo fazer as escolhas no supermercado. Ao invés de comprar pão francês, por exemplo, opte pelo integral. Consuma uma carne grelhada ao invés de uma versão empanada e frita. Na hora da sobremesa, substitua o doce por uma fruta. Essas medidas são essenciais para criar um cardápio saudável.

Veja também: Dicas de alimentação para inverno

Aproveite as dicas para escolher o que comer e torne o seu cardápio muito mais nutritivo. Continue no Mundo das Tribos e veja outras sugestões interessantes para fazer uma dieta saudável.

 

Top