Menu

Economia

Atualizado em 8 de dezembro de 2010, às 13:23 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Como se inscrever no Programa Minha casa Minha vida

O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) terá alterações em 2011. Uma das principais, é o fato de que a contratação dos imóveis não se dará mais com base em cálculo do salário mínimo, e sim com fixação de valores em reais para cada uma das modalidades do programa, ampliando o número de pessoas contempladas. Haverá ainda a possibilidade de construção de áreas comerciais dentro dos condomínios e construção de moradias dentro de favelas e outros terrenos em processo de regularização.

programa minha casa minha vida Como se inscrever no Programa Minha casa Minha vida

Haverá ainda em 2011, a possibilidade de o Governo comprar casas abandonadas ou edifícios desativados para a construção de novas habitações. Além disso, as novas regras do MCMV irão impedir que uma mesma família seja beneficiada duas vezes.

O Programa Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional desenvolvido pelo Governo Federal que pretendia, em seu projeto inicial, beneficiar com a casa própria mais de um milhão de famílias, com renda a partir de 3 salários mínimos. O projeto se viabiliza através de uma união entre Governo, Estados e Municípios.

Como participar

Até o final deste ano, famílias com renda abaixo de três salários mínimos, devem esperar pela adesão do programa por parte do município, ocasião em que deverão fazer o seu cadastro. Caso o número de inscritos supere o número de moradias disponíveis, a escolha é feita por sorteio.

Famílias com renda superior a três salários mínimos devem procurar diretamente as construtoras, que oferecem opções de financiamento para o MCMV.

Para poder ser beneficiado pelo Programa, é necessário não possuir casa própria ou financiamento de qualquer imóvel, estar enquadrado na faixa de renda familiar do programa; realizar o pagamento de 10% da renda durante dez anos, com prestação mínima de R$ 50 e o imóvel deverá ser registrado no nome da mulher. Não é necessário pagar valor relativo a entrada e nem pagar prestações do imóvel ainda durante a obra.

Para participar, o beneficiário precisa realizar o cadastro junto à Prefeitura ou movimento social afiliado ao MCMV e cadastrar-se. Após a seleção, será convocado para apresentar documentação pessoal na Caixa Econômica ou entidade associada. A assinatura do contrato se dará na entrega da residência.

O website do Programa www.minhacasaminhavida.org.br está temporariamente fora do ar. Mas para se informar a respeito das novas modalidades de financiamento para o próximo ano, bem como da existência do Programa em sua cidade, você pode procurar a Prefeitura mais próxima, ou ainda uma agência da Caixa Econômica Federal.

Conteúdo avaliado com média: